O deputado socialista, Rogério Veiros, afirmou, esta quinta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, que o PS concorda com a constituição de um grupo de trabalho com o objetivo de fazer um estudo aprofundado relativo ao setor cooperativo nos Açores. “Há matérias que precisam de ser devidamente esclarecidas para que, após muitos anos, alguns partidos da oposição possam finalmente compreender o que se passa no setor cooperativo, nomeadamente em S. Jorge”.
Para o deputado socialista eleito pelo círculo de S. Jorge, “o Governo Regional tem apoiado incondicionalmente o setor cooperativo ao longo dos últimos anos. O Executivo tem estado ao lado das cooperativas ajudando o setor cooperativo para que tenha sucesso. Isto tem acontecido quer em matéria de saneamento financeiro quer no apoio e aprovação dos projetos que as cooperativas apresentaram”. Rogério Veiros recordou que não foi o Governo Regional que definiu qual a capacidade de produção a instalar nas diferentes cooperativas. “Aquilo que o candidato do PS à Presidência do Governo Regional disse em campanha eleitoral é exatamente aquilo que o atual Presidente, eleito pelos açorianos, está a fazer. Ou seja, não há mais cheques em branco para pagar dívidas para que tudo fique na mesma”, assegurou.
De acordo com Rogério Veiros, o Governo Regional entregou ao setor cooperativo de S. Jorge a proposta de protocolo para que seja discutida, em parceria, o futuro do setor. “Também cabe ao setor cooperativo responder com as suas propostas, ideias e convicções à proposta que, aliás, já tem há bastante tempo nas mãos para que, mais tarde, não possa vir o maior partido da oposição acusar o Governo de ter imposto as suas ideias e de ser o culpado de tudo o que se passa no setor cooperativo em S. Jorge”.
Rogério Veiros salientou ainda que “se há Governo que esteve ao lado do setor cooperativo, que investiu na melhoria das infraestruturas, que apoiou as cooperativas e que com elas trabalhou para aumentar a produtividade dos agricultores, ninguém tem dúvidas que foi o Governo do PS.”
O deputado socialista reconheceu ainda que o setor tem problemas que precisam de ser resolvidos e garantiu que o PS estará ao lado dos produtores para que possam ser encontradas as melhores soluções para os desafios com que se depara o setor cooperativo de S. Jorge.