O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores revelou, esta segunda-feira, que a bancada socialista irá apresentar, esta semana, na Assembleia Legislativa dos Açores, uma proposta para que seja constituída uma delegação do parlamento regional com o objetivo de reunir com a Ministra do Ambiente e dos Assuntos do Mar bem como com a Comissão Parlamentar na Assembleia da República que tem em mãos a proposta de Lei de Bases do Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo. “Pretendemos garantir que os interesses dos Açores serão acautelados no âmbito da elaboração e discussão desta lei. Como se sabe, são os Açores e a Madeira que aprofundam a dimensão atlântica e a importância do património marítimo no nosso país. A Assembleia da República e o Governo devem, por isso, ter em conta as nossas pretensões”, afirmou Berto Messias.
Para o líder parlamentar socialista, “o mar é um património precioso que assumirá, no médio prazo, um papel determinante ao nível económico. O mar dos Açores é dos açorianos e, naturalmente, devem ser os açorianos a beneficiar do retorno da exploração dos recursos marinhos. O Governo da República tem a obrigação de respeitar esta pretensão”, assegurou Berto Messias que falava aos jornalistas no final de uma visita que os deputados socialistas realizaram, esta segunda-feira, ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP).
De acordo com Berto Messias, “o DOP é hoje uma referência a nível europeu e internacional. Neste processo de afirmação dos Açores no exterior, o DOP tem um papel determinante. A defesa do nosso interesse, no que ao mar diz respeito, tem que ser consubstanciado para além das meras narrativas partidárias. E, neste particular, o DOP tem competências e um relevante conhecimento acumulado que pode e deve ser potenciado no âmbito da defesa dos interesses dos Açores que não podem estar à mercê dos piratas dos tempos modernos que pretendem vir saquear um património que é dos Açores e dos açorianos”, garantiu.
A visita do Grupo Parlamentar ao DOP conclui a ronda de encontros que a bancada socialista manteve com a Universidade dos Açores ao nível dos três polos, em Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada. Os deputados do PS/Açores pretendem assegurar um consenso político na Região que visa a criação de uma frente comum de defesa da Universidade dos Açores com o objetivo de sensibilizar o Governo da República para a necessidade de acautelar um financiamento adequado às especificidades do ensino superior numa região arquipelágica.