O deputado do PS/Açores, António Toste Parreira, defendeu esta terça-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, que a estabulação deve ser uma exceção dentro de determinados contextos e situações. Segundo o parlamentar socialista, a estabulação de gado bovino é ampla e abrange produções de leite e de carne, sendo necessário diferenciar os regimes e as condições de cada um deles.
“Temos de ter em conta que o subsector da carne é um suplemento ao rendimento dos agricultores, estando este, também associado à estabulação”, afirmou, referindo que na Região existem “cinco projetos aprovados e licenciados, e cerca de mil pedidos de apoio recebido durante a vigência do atual Quadro Comunitário de Apoio”.
O PS/Açores é pela defesa dos nossos produtos e da Marca Açores, a qual está associada à pastagem, no entanto, “nada nos impede de ter algumas estabulações devidamente autorizadas e dentro das regras comunitárias”, frisou o deputado socialista.
Para Toste Parreira, no mundo moderno e globalizado de hoje, devemos estar preparados para enfrentar novos desafios, sendo que “as poucas estabulações que possuímos servirão de experiência para o futuro”.
Toste Parreira, referiu ainda que a paisagem dos Açores e o seu ambiente devem ser preservados mas “sem descurar a economia e o rendimento dos nossos agricultores”, sendo que “foi a agricultura que criou o nosso ambiente diversificado e as suas variadas paisagens”, referiu o deputado eleito pelo círculo eleitoral da Ilha Terceira.
O deputado socialista concluiu afirmando que os Agricultores são um parceiro ativo de extrema importância que não podemos descurar, referindo que “o conhecimento fundamental das práticas agrícolas não se aprende nos livros, pois, é transmitido de geração em geração.”