A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou por unanimidade, esta quinta-feira, uma proposta do Grupo Parlamentar do PS com vista a defender a importância da Universidade dos Açores. “Pelo trabalho desenvolvido, pelo conhecimento acumulado, em áreas tão fundamentais como o Mar, as Pescas ou a Agricultura, a Universidade dos Açores pode ter grande importância para o País no apoio ao setor primário”, afirmou o Presidente do Grupo Parlamentar do PS.
Para Berto Messias, é fundamental que todos os partidos políticos com assento no parlamento açoriano estejam unidos na defesa da Universidade dos Açores de modo a sensibilizarem os partidos a nível nacional para a relevância deste estabelecimento de ensino superior. “A Universidade dos Açores é uma instituição importante, não só para a Região, como para o país. Desenvolveu, ao longo dos anos, um know-how único no domínio do Mar, das Pescas e da Agricultura. Defender a Universidade dos Açores é, por isso, defender o conhecimento em áreas fundamentais para o País e que devem ser salvaguardadas. Sabemos que, a nível nacional, todos os partidos, inclusivamente o PS, têm dirigentes que não estão sensibilizados para as especificidades de uma instituição de ensino superior como a academia açoriana. Por isso, devemos todos, em nome do interesse dos Açores, desenvolver todas as diligências necessárias para que, a nível nacional, haja uma melhor perceção da importância que a Universidade dos Açores tem para o país”, concluiu.
O projeto de resolução, apresentado pelo Presidente do Grupo Parlamentar socialista, Berto Messias, tem como objetivo recomendar ao Governo da República que assuma as suas responsabilidades relativamente ao presente e ao futuro da Universidade dos Açores como uma instituição central no desenvolvimento dos Açores e do País, tendo em conta as suas especificidades e localização, numa Região arquipelágica, territorialmente dispersa, com os custos inerentes a essa dispersão, e em consequência garanta um financiamento condizente com essas especificidades.
Além disso, o Projeto de Resolução recomenda, igualmente, ao recém-empossado Conselho Geral, bem como a todos os demais órgãos da Universidade dos Açores que, no exercício das suas competências e responsabilidades, tenham sempre garantida a essencialidade para os Açores da sua academia, nas suas vertentes de ensino e investigação, que devem ser executadas de forma descentralizada e multipolar, em respeito pela nossa história e geografia.
A proposta, aprovada por todos os partidos com assento parlamentar, apela ainda ao Presidente da República que, através da sua ação política, contribua para que Universidade dos Açores continue a ser uma Instituição fundamental para o desenvolvimento socioeconómico da Região e reconheça o papel essencial desta para a afirmação de Portugal, particularmente em matérias tão relevantes como a agricultura, pescas e mar.
Por fim, Berto Messias reafirmou que a Universidade dos Açores deve manter o seu caráter tripolar de modo a estar ao serviço das nove ilhas dos Açores e, deste modo, prestar um melhor serviço aos açorianos.