O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores lamentou, esta quarta-feira, as declarações proferidas pelo líder do PSD. “Lamento o tom insultuoso das declarações proferidas ontem pelo líder do PSD e que revelam que está a estalar o verniz no PSD/Açores. Factos são factos. O deputado Duarte Freitas não só aprovou o modelo das Scut’s como queria que esse modelo fosse estendido a outras ilhas. Isto prova que o PSD anda ao sabor das circunstâncias e ao sabor do vento. Revela que o PSD/Açores é igual ao PSD de Passos Coelho. Pela frente diz uma coisa e por trás faz exatamente o contrário. Até parece que deputado Duarte Freitas tem algum problema em assumir o seu passado e o passado do PSD/Açores.
Para Berto Messias, caiu a máscara do líder da oposição que criticou o governo por ter cometido erros trágicos ao promover obras de grande dimensão quando na altura defendeu que essas obras deveriam ser maiores ainda.
Para o líder parlamentar socialista, “os tempos em que vivemos exigem responsabilidade e a promoção de consensos. Não é com este tom e com esta postura que o PSD contribuiu de forma ativa e preparada para o desenvolvimento dos Açores”.
Instado pelos jornalistas a comentar uma eventual privatização da EDA, Berto Messias esclareceu que, ao contrário do que afirma Duarte Freitas, não está no Programa de Governo qualquer referência a uma possível privatização da elétrica açoriana. “Não está no Programa do Governo uma posição contra a privatização da EDA como também não está uma posição favorável. O Presidente do Governo foi muito claro. As coisas estão bem como estão. Se houver alguma alteração, haverá uma comunicação ao parlamento, aos partidos e aos açorianos. É assim que a democracia funciona”, concluiu.