O Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores, Berto Messias, defendeu hoje que “a reforma do Serviço Regional de Saúde está em discussão pública e todos devem participar activamente nessa discussão, de forma séria, responsável e construtiva”.
À saída de uma visita ao Centro de Oncologia dos Açores, Berto Messias afirmou que “o documento apresentado está totalmente em aberto e é muito positivo que exista um período alargado de discussão pública sobre as propostas deste documento. Estou certo que o Senhor Secretário Regional da Saúde está disponível para se deslocar onde for necessário para esclarecer tudo o que deve ser esclarecido. Este documento é uma base de trabalho que pode ser totalmente alterado, daí estarmos num período de discussão pública”.
“Também no Grupo Parlamentar estamos a desenvolver uma ampla discussão sobre este assunto. Há questões com as quais concordamos e outras com as quais discordamos e daremos nota disso ao Senhor Secretário. Estivemos hoje no COA, amanhã estaremos na Horta, na próxima semana teremos Jornadas Parlamentares novamente sobre esta matéria e, portanto, estamos a promover um amplo debate sobre este importantíssimo sector”, referiu o Líder Parlamentar.
“Felizmente, tem havido um aceso debate sobre este assunto. Temos ainda mais de um mês de discussão pública e estamos a ouvir com muita atenção todas as opiniões, alertas e recomendações que têm sido dadas sobre esta proposta. Mas ouvimos com atenção aqueles que estão neste processo de boa-fé, e que querem de facto contribuir para continuarmos a ter um bom Serviço Regional de Saúde, sustentável e com capacidade de boa resposta na prestação de cuidados de Saúde. Não estamos disponíveis para ouvir e patrocinar aqueles que abordam esta questão promovendo o alarmismo e o susto às populações, de forma demagógica, motivados pelo calendário eleitoral autárquico do final deste ano”, referiu Messias.
Berto Messias referiu ainda que “independentemente das alterações que poderão ser feitas e da reformulação de competências que possa existir, decorrentes da normal evolução dos tempos, tudo faremos para que não seja posto em causa a segurança das populações no acesso aos cuidados de saúde, independentemente do Concelho e da Ilha em que vivem, e para que estruturas hospitalares e de saúde relevantes não percam a sua importância. Esses são princípios dos quais o PS Açores e o Senhor Presidente do PS Açores jamais abdicarão”.
O Grupo Parlamentar do PS Açores visitou o Centro de Oncologia para ouvir os seus responsáveis e para se inteirar do trabalho desenvolvido e dos impactos da reforma do serviço regional de saúde nesta estrutura.