O Grupo Parlamentar do PS/Açores saúda o Secretário Regional da Saúde pela abertura e capacidade de diálogo que demonstra quando, esta quarta-feira, anunciou que os Centros de Saúde da Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada deverão ser Intermédios e não Básicos como estava proposto inicialmente na projeto de Reforma do Serviço Regional de Saúde.
Os deputados socialistas saúdam igualmente o anúncio sobre a manutenção das especialidades existentes no Hospital de Angra do Heroísmo e da Horta. “Estes anúncios confirmam, mais uma vez, a postura de abertura e de diálogo sempre manifestada pelo Governo dos Açores nesta matéria, reiterando que a proposta apresentada é uma base de trabalho, um documento totalmente em aberto e sujeito a alterações, melhorias e contributos dos vários parceiros deste sector”.
O deputado Domingos Cunha reafirmou, a propósito, que “fica mais uma vez claro que, enquanto uns andam mais preocupados em lançar a confusão, outros estão verdadeiramente empenhados em ouvir atentamente os alertas, contributos e conselhos de quem está realmente interessado em abordar este assunto de forma séria. Saudamos, assim, estes anúncios e reiteramos a disponibilidade e a vontade de continuar a trabalhar em contributos e ideias que melhorem a proposta de Reforma do Serviço Regional de Saúde”.
A bancada socialista na Assembleia Legislativa dos Açores regista ainda que o espírito construtivo, de diálogo e de abertura manifestado pelo Governo dos Açores contrasta com o registo do maior partido da oposição que, no início, afirmou querer colaborar no processo para, de seguida, limitar-se a um discurso alarmista e inconsequente sem qualquer proposta válida e concreta. O deputado Domingos Cunha apelou, neste sentido, ao sentido de responsabilidade do PSD/Açores. “Será conveniente que o maior partido da oposição se entenda sobre o que pretende e para que consigamos compreender quem é, na verdade, o interlocutor para o diálogo que se pretende profícuo numa Reforma tão vital como a do Serviço Regional de Saúde. Qual é na, verdade, a verdadeira posição do PSD/Açores? É a do deputado Luís Maurício que considerou que a proposta do Governo era uma base de trabalho com vários aspetos positivos ou é a do deputado Duarte Freitas que nuns dias diz querer debater a Reforma e noutros diz que ela não serve para nada”, questionou.
O Grupo Parlamentar do PS/Açores continuará a trabalhar para, em diálogo com os parceiros sociais, empreender as mudanças necessárias para a melhoria da eficácia e eficiência do sistema regional de saúde.