O Presidente do PS/Açores defendeu, esta quinta-feira, que a importância do poder local estará em causa nas próximas eleições autárquicas. Na intervenção que proferiu na apresentação do manifesto eleitoral da candidatura socialista à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Vasco Cordeiro considerou que as “açorianas e os açorianos terão que questionar, especialmente em Angra do Heroísmo, se querem entregar o futuro das freguesias deste concelho à coligação que, na República, quer acabar com as freguesias.
O líder do PS/Açores reiterou o compromisso dos socialistas na defesa do poder local. “Nas próximas eleições há algo mais em causa: A importância das nossas freguesias, das nossas juntas de freguesia e das nossas câmaras municipais. Há a consciência clara de assumir a defesa da importância do poder local, a defesa de termos as nossas freguesias, a defesa de um poder local forte, determinado e que seja um parceiro ativo no desenvolvimento da nossa terra. E isso só se consegue com uma grande vitória do PS no próximo dia 29 de Setembro”, afirmou.
Para Vasco Cordeiro, a candidatura socialista liderada por Álamo Meneses “ é um projeto autárquico com sentido estratégico, com visão de futuro, com alma e com vontade de tornar Angra do Heroísmo cada vez mais forte e contribuir para dar mais futuro à ilha Terceira”.
Vasco Cordeiro destacou algumas das linhas estratégicas da candidatura socialista a Angra do Heroísmo. “Uma aposta muito clara no emprego e na competitividade. Mobilizar a autarquia para este combate, valorizando os ativos que já tem como a sua natureza única de património mundial ou a sua posição geográfica que a torna central no contexto do nosso arquipélago. Esta aposta na criação de emprego e na competitividade é conseguida também com a criação de novas valências, absolutamente centrais, no processo de desenvolvimento como é o caso do Parque Tecnológico da ilha Terceira”.
A reabilitação urbana é outra das apostas do PS em Angra do Heroísmo. “A reabilitação urbana, a valorização da malha urbana existente e a sua ligação a uma política de habitação ambiciosa e ousada”, dando atenção “ao património já construído e que interessa rentabilizar e pôr a funcionar em benefício das pessoas”.
O líder socialista açoriano ressalvou ainda a aposta “ clara, inequívoca e estratégica” na juventude e garantiu que o “apoio social e uma atenção especial aos idosos é a marca do PS que bem se manifesta sobretudo nos momentos em que vivemos. Momentos em que, fruto da ação de um governo desumanizante e desumanizado como é o Governo da República do PSD e do CDS/PP, é importante ter em conta que a candidatura de Álamo Meneses responde presente ao desafio de entrar em novas áreas, como é o apoio social, dando resposta às necessidades das pessoas e dizendo, de forma muito concreta, que estamos presentes para ajudar as famílias de Angra do Heroísmo a ultrapassar este momento de maior turbulência”.
A mobilização dos instrumentos que a Câmara tem ao seu dispor para reforçar as parcerias com as juntas de freguesia, a aposta na simplificação de processos e na redução de prazos de modo a “colocar a máquina administrativa como potenciador da ação dos privados” é outro compromisso dos socialistas em Angra do Heroísmo. Vasco Cordeiro reiterou que “com este projeto a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo vê reforçada as suas condições de parceira das famílias e das empresas para vencer os desafios do futuro. São compromissos a que o PS se associa. São também os meus compromissos. Estou inteiramente empenhado para trabalhar em tudo o que me for possível para ajudar a concretizá-los, em benefício de Angra do Heroísmo e da ilha Terceira”.
Para Vasco Cordeiro, o projeto liderado por Álamo Meneses “é um projeto exigente para quatro anos e depende apenas e tão só da vontade dos angrenses concretizar este ambicioso projeto sob a liderança competente e experiente de Álamo Meneses. O compromisso é claro: há liderança, há equipa e há projeto para, com Álamo Meneses, tornar Angra cada vez mais forte e a ilha Terceira com mais futuro”, concluiu.