O Governo dos Açores concluiu a proposta de Reestruturação do Serviço Regional de Saúde. Em primeiro lugar, cumpre felicitar o Governo dos Açores pelo cumprimento de mais um compromisso eleitoral.
Nos últimos meses, e por iniciativa do Executivo o Serviço Regional de Saúde foi amplamente debatido em todas as ilhas dos Açores. Promoveram-se inúmeros debates e sessões de esclarecimento ao longo de um período de discussão pública que teve uma elevada participação cívica que o PS regista e congratula.
Apesar disso, não podemos deixar de lamentar que esta importante Reforma tenha sido aproveitada pelo maior partido da oposição para um lamentável e irresponsável exercício de demagogia política.
Numa matéria tão sensível e importante para todos os cidadãos, o PSD e o CDS/PP preferiram reeditar a coligação nacional para, nos Açores, tentar instrumentalizar o debate acerca da Reforma do Serviço Regional do Saúde com o único objetivo de obter dividendos políticos.
Ou seja, PSD e CDS passaram os últimos meses a criticar, a falar mal e a tentar assustar as açorianas e os açorianos. Propostas concretas no sentido de melhorar, objetivamente, o Serviço Regional de Saúde passaram completamente ao lado do PSD e do CDS. É pena. Os açorianos mereciam mais e melhor.
A verdade é que, ao contrário do alarmismo social que a irresponsabilidade política da oposição tentou alardear, os três hospitais da Região irão manter, e em alguns casos reforçar, todas as especialidades existentes.
Apesar do Governo ter garantido, há mais de um mês, que as especialidades se iriam manter, o PSD continua a tentar iludir os Açorianos.
É por isso fundamental deixar absolutamente claro para que não haja enganos. Não haverá qualquer alteração nas especialidades existentes no Hospital da Ilha Terceira.
Do mesmo modo – e ao contrário do que andou a dizer o PSD – não haverá igualmente qualquer esvaziamento ou tentativa de diminuir o Hospital da Terceira. Esta infraestrutura manterá as especialidades que tem podendo, ainda, disponibilizar novas especialidades, tal como já foi afirmado pelo Senhor Secretário da Saúde.
O Hospital da Terceira continuará, igualmente, a manter a sua autonomia administrativa e financeira, conforme já havia sido oportunamente anunciado.
Os deputados do PS eleitos pela ilha Terceira lamentam igualmente o discurso divisionista e sectário que o PSD e o CDS têm promovido numa tentativa de colocar açorianos contra açorianos como quando, por exemplo, afirmaram que o PS queria encerrar Centros de Saúde quando, na verdade, isso não acontecerá.
Mais do que críticas desprovidas de sentido e de discursos que não conseguem disfarçar um profundo ressentimento, apelamos ao PSD e ao CDS para que possam retomar a normalidade política.
As açorianas e os açorianos estão cansados de políticos com discursos negativos e sectários.
Os deputados do PS da ilha Terceira congratulam-se pelo modo sereno e construtivo como o Governo dos Açorianos conduziu o processo de Reestruturação do Serviço Regional de Saúde, o qual contou com a participação de centenas de açorianas e açorianos.