O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores elegeu a criação de emprego como a principal prioridade na elaboração do próximo Plano e Orçamento da Região. Berto Messias, que falava aos jornalistas após uma audiência do PS/A com o Presidente do Governo Regional, destacou quatro aspetos que, no entender dos socialistas, devem merecer particular destaque no próximo Plano e Orçamento. “Em primeiro lugar, a importância de manter os apoios sociais nos Açores. Numa altura em que se materializam cortes nas prestações e nos apoios sociais no resto do País, a manutenção dos apoios sociais é um princípio fundamental que de ser mantido pelo PS. O apoio à criação de emprego, os programas de emprego e manutenção de postos de trabalho bem como o apoio ao tecido empresarial reveste-se, igualmente, de grande importância”, referiu.
Para Berto Messias, “o apoio à valorização de produtos, que sejam bens transacionáveis, relevantes para a Região e que, desse modo, tenham impacto positivo no equilíbrio da nossa balança comercial” deve também continuar a merecer particular atenção por parte do Executivo Regional. A materialização de vários instrumentos de desenvolvimento estratégico já criados pela Região como, por exemplo, a Agenda para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, a Carta das Obras Públicas e a Agenda Digital foi também referida pelo líder parlamentar socialista como sendo determinante para que, “nos Açores possamos continuar um rumo alternativo às políticas recessivas nacionais de modo a preparar um futuro melhor para os Açores em benefício dos açorianos”, afirmou.
Berto Messias destacou a importância de “haver um consenso alargado nestas matérias. É importante que todos possam apoiar o Plano e Orçamento para 2014 que tem como objetivo contrariar a conjuntura económica e financeira desfavorável em que nos encontramos”.
Confrontado pelos jornalistas sobre a necessidade de haver um reforço no orçamento do setor da Saúde, Berto Messias defendeu que “tem havido a preocupação de reforçar esse orçamento. Recentemente terminou um processo de discussão pública que culminou no Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde. Esta reestruturação será um passo importante para garantir dois pressupostos essenciais, ou seja, continuar a ter um bom Serviço Regional de Saúde e garantir a sua sustentabilidade”.
A comitiva do PS Açores foi composta pelo líder parlamentar, Berto Messias, por Francisco César, Presidente da Comissão de Economia do parlamento açoriano, e por Cristina Decq Mota e Sara Brum do Secretariado Regional do PS/Açores.