Os deputados do PS/Açores eleitos pelo círculo de S. Jorge lamentam as declarações proferidas, esta segunda-feira, por António Pires de Lima. Durante o dia, Pires de Lima visitou, na qualidade de Ministro da Economia, a União de Cooperativas de S. Jorge para à noite, na qualidade de dirigente do CDS/PP, atacar o Governo dos Açores sem, no entanto, preocupar-se em apresentar um contributo para ajudar a resolver os problemas do setor cooperativo de S. Jorge.
Como governante nacional, Pires de Lima deslocou-se a S. Jorge e nada trouxe de novo. Ficamos com a ideia de que a visita do senhor Ministro da Economia serviu, meramente, para justificar o número mediático do dirigente nacional do CDS/PP.
Os deputados do PS/Açores eleitos por S. Jorge consideram inacreditável que Pires de Lima critique as autoridades regionais relativamente ao setor cooperativo de S. Jorge apenas por mero capricho partidário e sem sequer ter o cuidado de estar devidamente informado. Consideramos ainda que as declarações de Pires de Lima não conseguem fazer esquecer que o dirigente do CDS/PP é também o Ministro da Economia do Governo que mais desemprego gerou em Portugal nas últimas décadas sendo, por isso, lamentável que venha aos Açores falar do que desconhece o que, aliás, se pode comprovar quando o próprio afirma ter ficado “bastante surpreendido” com o sistema cooperativo existente para, imediatamente a seguir, não se coibir de opinar sobre o que efetivamente não conhece.
Consideramos que a situação do setor cooperativo de S. Jorge, pela importância de que se reveste, deve ser abordada com a máxima responsabilidade. Não deve, por isso, ser alvo de manobras eleitoralistas que não resolvem qualquer problema e que só contribuem para gerar ruído desnecessário. Além disso, lamentamos ainda que se tenha perdido uma oportunidade com a deslocação do Ministro da Economia a S. Jorge. A visita podia ter sido, porventura, mais útil se António Pires de Lima estivesse mais interessado em conhecer a realidade com objetivo de contribuir, de modo responsável, com soluções que garantam a estabilidade do setor cooperativo, em vez de estar focado na campanha eleitoral.
Os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha de S. Jorge lamentam ainda que, mais uma vez, o CDS/PP Açores só tenha influência para trazer a S. Jorge o Ministro de Economia e dirigente do CDS nacional para atacar o Governo dos Açores e o Partido Socialista e não para contribuir com algo de positivo numa visita que fica apenas marcada por declarações desconhecedoras da realidade e pelo eleitoralismo inconsequente.
Ao longo dos últimos meses, os deputados do PS eleitos por S. Jorge têm vindo a trabalhar, conjuntamente com os agricultores, com o objetivo de encontrar as melhores soluções para os problemas com que os produtores e o setor cooperativo se defrontam. Ao contrário de outros que só se lembram do setor cooperativo, em período eleitoral, os deputados do PS consideram que os produtores merecem, por parte dos agentes políticos, o maior respeito e o máximo sentido de responsabilidade. Denunciamos, por isso, a ação política do deputado Luís Silveira, candidato do CDS/PP à Câmara Municipal das Velas, que tem tentado instrumentalizar politicamente o setor cooperativo de S. Jorge sem, no entanto, se preocupar em apresentar soluções concretas, objetivas e exequíveis.
Os deputados de S. Jorge, eleitos pelo PS, repudiam esta forma de fazer política e reiteram que tudo continuarão a fazer para encontrar as soluções que, de modo responsável, garantam a necessária e indispensável estabilidade e segurança aos produtores e ao setor cooperativo.
Os problemas que o setor enfrenta não se resolvem com demagogia nem com quem está mais preocupado em servir-se politicamente dos produtores do que contribuir verdadeiramente para a solução dos problemas. Por último, os deputados do PS/Açores sugerem ao deputado Luís Silveira que, ao invés de convidar o Ministro da Economia para vir fazer propaganda eleitoral, trabalhe com o objetivo de sensibilizar este governante para contribuir com soluções em vez de atirar palavras para o ar que só têm o único objetivo de angariar votos. Os produtores de S. Jorge sabem que podem continuar a contar com o total empenho dos deputados do PS/Açores para os defender em qualquer instância seja a nível local, regional ou nacional.