A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Catarina Furtado, assinalou, esta sexta-feira, “a abertura tranquila do ano letivo na Região em contraste com o que aconteceu a nível nacional”.
A parlamentar socialista, que falava aos jornalistas à margem de uma visita do Grupo Parlamentar às obras de ampliação da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, assinalou ainda o dia do Professor que se celebra a 5 de Outubro. “É também graças ao empenho e trabalho da classe docente que podemos manifestar grande satisfação pela normal e tranquila abertura do ano escolar nos Açores”, afirmou a deputada.
Catarina Furtado enfatizou ainda a importância dos programas de escolarização de adultos como o Reativar e o ABC que também contribuem para a absorção de professores no mercado de trabalho, diminuindo, deste modo, o número de professores no desemprego. Questionada pelos jornalistas, a deputada socialista eleita por S. Miguel lembrou ainda que as escolas profissionais iniciam a sua atividade um pouco mais tarde não sendo, por isso, possível ter ainda os números definitivos de professores contratados. “Esta é uma situação normal. É, no entanto, importante ter em consideração a alteração promovida pelo Grupo Parlamentar do PS ao Estatuto do Ensino Cooperativo, Solidário e Particular que obriga a que as escolas profissionais que recebem verbas públicas, superiores a 50% do seu orçamento, promovam concursos públicos para a contratação de docentes, possibilitando, assim, que mais docentes tenham oportunidade de serem colocados no mercado de trabalho”, recordou.
A deputada socialista, que integra a Comissão Parlamentar dos Assuntos Sociais, destacou ainda “os avultados investimentos que têm sido feitos nos Açores no setor educativo quer ao nível das infraestruturas quer ao nível da promoção da estabilidade profissional. A este propósito, Catarina Furtado lembrou que no último mês foram inauguradas sete escolas nos Açores, o que vem reforçar e aumentar a qualidade da oferta disponível no sistema de ensino público. “A Região Autónoma dos Açores tem um parque escolar de excelência. Temos, além disso, grandes profissionais no setor que são, aliás, parceiros indispensáveis para que, nos Açores, continuemos a trabalhar para garantir uma educação de excelência aos nossos jovens.”