“As novas perspetivas financeiras 2014-2020, que reforçam em 8 milhões de euros o valor referente ao antigo quadro comunitário, são um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores na aplicação dos fundos comunitários”, defendeu Berto Messias à saída de uma visita às obras da nova Escola Profissional da Praia da Vitória.
Do conjunto dos fundos de coesão, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que apoia as infraestruturas e o fomento ao investimento privado, do Fundo Social Europeu (FSE), que financia as políticas de inclusão social, de emprego e de formação, e do Fundo de Coesão, orientado para investimentos em transportes e ambiente, bem como do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEMAP), os Açores conseguiram assegurar, à partida, um envelope financeiro de 1.546 milhões de euros de cofinanciamento comunitário, o que representa um aumento de 8 milhões de euros em relação ao atual Quadro Comunitário de Apoio, “o que é ainda mais significativo e relevante no contexto da diminuição real de fundos comunitários no Orçamento da União Europeia e que premeiam o nosso bom desempenho dos últimos anos”, afirma o Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores.
Berto Messias realça ainda o facto de o Governo dos Açores afetar 290 Milhões de euros ao Fundo Social Europeu, “o que demonstra a grande prioridade dada às políticas de qualificação e emprego, políticas fundamentais para assegurar um desenvolvimento sustentável da Região quer ao nível da potenciação e aproveitamento deste tipo de investimentos públicos, quer ao nível das estratégias de criação e manutenção de postos de trabalho”.
“Hoje o ensino profissional tem um relevante papel na qualificação dos nossos ativos. Felizmente o ensino profissional já não é encarado como um ensino de segunda, mas sim visto como uma opção viável e importante para muitos jovens. Este é um caminho que temos que continuar”, afirmou destacando o facto de haver milhares de jovens nos Açores a frequentar o ensino profissional.
O líder parlamentar socialista enfatizou ainda o facto de haver um reforço nos valores afetos ao Fundo Social Europeu. “Serão cerca de 290 milhões destinados ao Fundo que desenvolve ações no âmbito da criação e promoção do Emprego”, referiu Berto Messias reforçando a ideia da importância que o Ensino Profissional assume na qualificação. “Há que continuar o esforço de qualificar os nossos jovens e prepará-los para a vida profissional e também para o desafio de criação do próprio emprego”, frisou.
Para Berto Messias, “é fundamental continuar a ter visão estratégica de modo a que ao aumento da qualificação profissional corresponda a indispensável criação de riqueza e a necessária valorização dos nossos recursos.”
Referindo-se à visita realizada à Escola Profissional da Praia da Vitória, o líder da bancada socialista na Assembleia Legislativa dos Açores destacou a “importância de verificar in loco um avultado investimento que se materializa nas futuras instalações desta nova Escola Profissional que, como é sabido, tem tido um papel essencial na formação de muitos jovens.”
Por último, Berto Messias considerou que, concluídas as obras da nova Escola de Formação Profissional da Praia da Vitória em Fevereiro de 2014, “estão reunidas todas as condições para que, não só a Praia da Vitória, mas a ilha Terceira disponha de um polo de formação profissional de excelência contribuindo, deste modo, para a melhoria das condições de qualificação dos jovens açorianos.”