O “PS/Açores defende desde há muito a criação de uma entidade de rádio e televisão regional com capital social maioritariamente detido pela Região”, afirmou Pedro Moura.
O deputado socialista falava à saída de uma reunião que se realizou esta quinta-feira em Ponta Delgada entre a Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho e o Conselho de Opinião da RTP/Açores que se deslocou aos Açores para auscultar os representantes políticos regionais, com vista à elaboração de um relatório para a Administração da RTP, que será submetido até ao final de 2014 à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Segundo esclareceu Pedro Moura, “o Conselho de Administração deste novo serviço de rádio e televisão dos Açores deverá, em coerência com o programa eleitoral sufragado pelos açorianos nas regionais de 2012, ser eleito por 2/3 dos deputados da Assembleia Regional dos Açores”. Esta é, para o deputado socialista, a melhor forma de “clarificar e impossibilitar qualquer tentativa de governamentalização futura”, já que a nomeação desta administração “obrigará ao entendimento entre pelo menos dois partidos com assento na Assembleia Legislativa Regional”.