“Apesar dos constrangimentos financeiros e da difícil conjuntura que nos é atualmente imposta pelas medidas de austeridade nacionais, o PS/Açores tem lutado por um futuro sustentável para os jovens açorianos”, afirmou Ricardo Ramalho.
O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores falava esta quarta-feira, no segundo dia dos trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, dedicados ao Plano e Orçamento para 2014.
Segundo relembrou Ricardo Ramalho, é vasto “o legado das políticas de juventude implementadas ao longo dos últimos anos, pelos sucessivos governos do Partido Socialista” que “sempre encararam os jovens como membros ativos do presente e não apenas do futuro”.
Como exemplos, o deputado socialista aponta a “internacionalização da mobilidade através dos programas Bento de Góis e Colombo, a cidadania e o voluntariado local e internacional, o constante apoio ao associativismo, o incentivo às indústrias culturais e criativas, o Programa OTL-J e o incentivo à formação dos jovens açorianos”.
Ricardo Ramalho realçou também o “Cartão Interjovem, que oferece uma série de oportunidades à nossa juventude que, para além da mobilidade marítima e aérea, abrange também o alojamento e as vertentes culturais e desportivas”.
Por outro lado, o projeto “Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso!” assume-se como “uma verdadeira intervenção estratégica do Governo dos Açores na educação para o empreendedorismo das novas gerações” e poderá prestar um “contributo significativo para a emancipação jovem e para a transição para a vida ativa” através da “criação de autoemprego e da concretização de projetos construídos pelos jovens dos Açores, caracterizados pela inovação e pela criatividade”.
Ricardo Ramalho relembrou que “em 2013 e num contexto empresarial de francas dificuldades, mais de 400 jovens açorianos foram contratados por diversas empresas regionais”, na sequência do “Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar T e L (PIIE), que atribui um apoio financeiro às entidades empregadoras que procedam à contratação, com ou sem termo e a tempo completo, de estagiários provenientes dos programas Estagiar L e T”.
Estas são “medidas que orgulham o Partido Socialista dos Açores”, concluiu Ricardo Ramalho.