“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista registou com agrado a disponibilidade do Vice-Presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, em prestar esclarecimentos em relação ao protocolo de cedência de espaços públicos à empresa ‘Strongsurvival’”, revelou Marta Couto.
A deputada socialista falava esta quarta-feira na delegação de S. Miguel da Assembleia Legislativa Regional, à margem da Comissão de Economia.
Foi “com grande agrado que registámos a vontade de Sérgio Ávila em vir à Comissão de Economia" para “esclarecer que a cedência de espaços públicos para a instalação de painéis fotovoltaicos de produção de energia” seguiu os “trâmites normais dos contratos de concessão de espaços públicos a privados”.
Segundo explicou Marta Couto, ficou claro que “o protocolo celebrado gera receitas para a Região e não acarreta quaisquer despesas”, ao mesmo tempo que “se procura atingir as metas do aumento da penetração de energias renováveis, no âmbito da estratégia 2020”.
Para Marta Couto, é de “louvar que o protocolo cumpra três objetivos estratégicos para os Açores”, nomeadamente a “redução de importações de combustíveis, a redução de emissões de CO2 e a rentabilização de espaços públicos”.
A deputada socialista saudou ainda o “espírito empreendedor dos empresários”, adiantando que existe “uma grande abertura por parte da Região a projetos desta natureza, estando ainda disponíveis 90% dos espaços públicos para o efeito”.
“O Grupo Parlamentar do PS considera-se satisfeito com estes esclarecimentos por parte de Sérgio Ávila” que, reiteradamente, “vêm demonstrar o grande empenho do Governo dos Açores em continuar a contribuir para uma Região mais ecológica, para uma economia mais sólida e para um aumento da sustentabilidade do setor público”, frisou Marta Couto.