“Embora já se tenha percorrido um importante caminho no que diz respeito às boas práticas e à sustentabilidade ambiental, continua a ser relevante que se definam e estabeleçam princípios eco-sustentáveis de gestão da administração pública regional”, defendeu André Bradford.
O deputado socialista falava esta terça-feira, em plenário no Parlamento Regional.
Para André Bradford, a “utilização de toners e tinteiros renováveis e a aquisição preferencial de equipamentos compatíveis com este tipo de produtos é uma boa medida de gestão”, ressalvando contudo que “esta medida não deve ser uma regra absoluta e aplicada acriticamente”.
Lembrando que “o Partido Socialista advoga há já algum tempo a utilização de consumíveis informáticos regenerados por parte da administração pública regional”, o deputado socialista considerou que “deve ser sempre avaliada a relação preço/qualidade, a compatibilidade técnica e a adequação da utilização deste tipo de materiais com os equipamentos que já existem na administração”, bem como a “garantia e assistência técnica a este tipo de produtos e aos problemas que possam surgir”.
André Bradford destacou as “alterações feitas pelo Partido Socialista ao diploma apresentado pelo BE”, como por exemplo a “limitação da aquisição desse tipo de material a empresas ambientalmente licenciadas para operar com este tipo de produto e também com os resíduos que esse tipo de produtos implicam”.
“Não temos a pretensão de termos criado um instrumento mágico de garantia de uma gestão absolutamente sustentável na administração, mas temos a noção que assim se dá mais um passo na sustentabilidade ambiental nos Açores”, concluiu André Bradford.