“A decisão da RTP Internacional em alterar o horário de transmissão do Telejornal da RTP/Açores para um horário mais tardio na costa Leste dos EUA e Canadá, traduziu-se em óbvios prejuízos para os nossos concidadãos da diáspora açoriana”, denunciou Pedro Moura.
O deputado socialista falava esta quarta-feira no Parlamento Regional, na cidade da Horta.
Para Pedro Moura, “o facto do noticiário da RTP/Açores passar a ser transmitido na RTP Internacional por volta da uma hora da madrugada do fuso horário que abrange cidades como Boston e Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Toronto no Canadá” acarreta “óbvios prejuízos no acesso prático dos nossos concidadãos da diáspora Açoriana a tais noticiários”, anteriormente “transmitidos até às 21h30, hora local”.
Esta mudança, revelou, “altera um horário de emissão que se mantinha há mais de 12 anos”, afigurando-se “incompreensível e inaceitável”.
Para Pedro Moura, a “existência do canal RTP Internacional, para além do cumprimento de uma das obrigações de serviço publico, prossegue importantes e incontornáveis objetivos de projeção externa da imagem de Portugal da língua e cultura Portuguesas”, constituindo ainda “um importante contributo para uma perene ligação da diáspora portuguesa e Açoriana para com a pátria e a Região de origem”, consolidando “laços identitários, de afeto e de pertença”.
No entendimento do Partido Socialista dos Açores, “a transmissão dos serviços noticiosos nacionais e regionais, designadamente o Telejornal da RTP Açores, constitui um indispensável serviço público e um imperativo do Estado”, esclareceu o socialista.
Segundo denunciou Pedro Moura, “consta que a RTP Açores terá recebido instruções para condensar o seu telejornal a um limite máximo de duração de 30 minutos”, o que só não fez ainda “por alegadas limitações técnicas e operacionais”.
Conforme explicou o parlamentar socialista, “foram estes os motivos que levaram o Grupo Parlamentar do Partido Socialista a propor que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores manifeste o seu mais veemente protesto pela decisão tomada pela RTP SA em alterar injustificada e desrazoavelmente o horário de transmissão do Telejornal da RTP Açores no canal RTP Internacional”.
“Esta alteração afigura-se assim incompreensível e inaceitável causando óbvios, imediatos e injustificáveis prejuízos à nossa diáspora à Região Autónoma dos Açores, bem como ao próprio país”, frisou Pedro Moura.