“O Centro de Saúde de Vila do Porto tem conseguido cumprir os encargos financeiros e regularizar as dívidas aos fornecedores”, afirmou Bárbara Chaves.
A deputada socialista falava sexta feira passada, após reunir com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Santa Maria, reunião em que também esteve presente o deputado do PS, Duarte Moreira.
Bárbara Chaves destacou o “esforço financeiro para o pagamento dos encargos do centro de saúde, totalmente suportados pelo Orçamento da Região Autónoma dos Açores”.
Para a deputada socialista, “o cumprimento dos encargos financeiros resulta da boa gestão financeira que o Conselho de Administração tem implementado na Unidade de Saúde, sem esquecer a necessidade de se rentabilizar os recursos disponíveis”.
Bárbara Chaves lamentou que “o Governo da República deva à Unidade de Saúde de Santa Maria mais de 4.800 milhões de euros”.
A parlamentar socialista congratulou-se pelos procedimentos concursais em curso para o “recrutamento de dois médicos para a unidade de saúde de Santa Maria”, que se espera “venham resolver o problema da falta de médicos de medicina geral e familiar na ilha”.
Segundo recordou Bárbara Chaves “foram já vários os concursos para médicos de medicina geral e familiar para a unidade de saúde de Santa Maria ao longos dos últimos anos, que ficaram desertos ou cujos profissionais de saúde recusaram a respetiva colocação”, sendo igualmente de registar “com agrado o desenvolvimento dos procedimentos para efetivar dois técnicos de diagnóstico e terapêutica, nomeadamente nutricionista e terapeuta da fala, que virão conferir maior estabilidade na prestação de serviços aos utentes da ilha de Santa Maria”.
“A unidade de saúde de Santa Maria está neste momento a aguardar os equipamentos para apetrechar a parte nova do edifício, que irá contribuir para melhor servir os marienses”, frisou Bárbara Chaves.