Ricardo Ramalho apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores o seguinte voto de saudação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE SAUDAÇÃO
25º Aniversário da Rádio Graciosa
Senhora Presidente da Assembleia
Senhoras e Senhores Deputados
Senhor Presidente do Governo
Senhora e Senhores Membros do Governo
A Rádio Graciosa celebrou, no passado dia 6 de março, 25 anos. Contudo, a sua história inicia-se com as suas emissões na clandestinidade a 15 de novembro de 1987, na frequência de 107.5 MHz.
A 24 de novembro de 1988 foi constituída, por onze graciosenses, a Cooperativa Rádio Graciosa CRL, tendo recebido o seu alvará a 6 de março de 1989, que permitiu iniciar as suas emissões na legalidade a 6 de maio do mesmo ano, na frequência de 107.9 MHz.
Mais recentemente, a 6 de agosto de 2001, foi constituída a Sociedade de Radiodifusão Graciosense Lda. com os mesmos sócios, que detém o alvará da Rádio Graciosa.
Apesar de algumas dificuldades pontuais, ao longo da sua história, a Rádio Graciosa continua a ser o único órgão de comunicação social legalmente constituído nesta ilha e, como tal, cabe a esta prestar um responsável serviço público ao concelho de Santa Cruz da Graciosa.
Inicialmente, a constituição desta rádio local deveu-se, fundamentalmente, à necessidade de se divulgar e discutir diversos assuntos de interesse público para a ilha, sendo extremamente útil também na divulgação de informações emitidas pela proteção civil em casos de catástrofes naturais.
Nos primeiros anos as emissões eram difundidas apenas pela sua antena. Atualmente é um meio de comunicação mais abrangente, pois transmite e divulga informações da ilha Graciosa para todo o mundo, através da internet. Este fato permitiu, sobretudo, satisfazer as necessidades de uma nova geração, bem como as de todos os graciosenses da diáspora. Para além da sua estação de rádio, esta instituição conta ainda com um sítio na internet onde disponibiliza, diariamente, o seu jornal digital.
O seu principal objetivo, no âmbito da sua atividade, prolonga-se no tempo e tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento do meio onde se encontra inserida, procurando, para o efeito, intervir de forma equilibrada nas vertentes sociais, culturais e económicas.
Da sua grelha generalista destaca-se os espaços destinados ao entretenimento, como foi o caso do programa “Hoje é Domingo” que esteve no ar, sempre com os mesmos locutores, quase 25 anos consecutivos, espaços de divulgação de eventos socioculturais e desportivos, bem como espaços de informação, comentário, entrevistas e debates, sobre os mais diversos temas, com relevância para a ilha e para a Região Autónoma dos Açores.
Na Graciosa, a rádio local continua a ser a voz do concelho, da ilha, de toda esta Região e, sobretudo, com a introdução das novas tecnologias de informação e comunicação, a nossa voz para a diáspora Açoriana, espalhada pelo mundo. Por outro lado, a Rádio Graciosa tem sido um meio preponderante na divulgação das tradições e costumes dos graciosenses.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em plenário de março de 2014, emita o seguinte voto de saudação:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, saúda a celebração dos 25 anos da Rádio Graciosa sendo esta saudação extensiva a todos os seus profissionais, colaboradores e membros dos corpos diretivos”
Do presente voto deve ser dado conhecimento à direção da Rádio Graciosa, Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Horta, sala das sessões, 11 de março de 2014.