Ricardo Serrão Santos esteve na manhã desta quarta-feira em Rabo de Peixe, acompanhado de Vasco Cordeiro e Carlos César. Na ocasião, o candidato socialista às próximas eleições europeias visitou as obras do Porto de Pescas de Rabo de Peixe, investimento que considerou “de extrema importância para a melhoria das condições de trabalho, conforto e segurança dos pescadores que aqui trabalham todos os dias”.
O candidato socialista ao Parlamento Europeu destacou esta obra como “um bom exemplo de cooperação entre as instâncias europeias e o Governo Regional, que assim reforçam as condições para a prática de um dos pilares da nossa economia, as pescas”.
Ainda no período da manhã, Serão Santos esteve com a população local.
À tarde, Ricardo Serrão Santos reuniu com o Reitor da Universidade dos Açores, para abordar o trabalho que poderá desempenhar no Parlamento Europeu, no sentido de potenciar a Universidade dos Açores e contribuir para a captação de investimento externo e de novas parcerias.
Conforme explicou o candidato socialista, o “Horizonte 2020 é o grande instrumento de financiamento da União Europeia para a investigação científica e representará 80 mil milhões de euros para o período 2015-2020, recurso que também é aproveitado na Região, pela Universidade dos Açores”.
O candidato socialista aproveitou a oportunidade para “para abordar junto do Reitor da Universidade dos Açores o Horizonte 2020 e as oportunidades que existem para a investigação científica no âmbito da União Europeia”.
Ricardo Serrão Santos explicou que “a pressão do Parlamento Europeu para aprovar este montante foi determinante no âmbito do Horizonte 2020” e que “já abriram os primeiros concursos no início de 2014, para projetos de investigação científica que começarão em 2015”.
Para o candidato socialista ao Parlamento Europeu, a “Universidade dos Açores tem conseguido captar verbas no âmbito dos Programas Quadro de investigação da Comissão Europeia, sendo o 8º Quadro o Horizonte 2020”.
Serrão Santos lembrou que “existem ainda vários programas, como os Erasmus Mundus, que dão apoio a programas de doutoramento e mestrado, onde a UAç está bem encaminhada e tem vários programas a decorrer”.
“Há aqui, nos Açores, áreas de excelência no âmbito da nossa investigação, com muitos e diversos programas de investigação que têm sido geridos pela Universidade dos Açores ou dos quais esta se tem assumido como parceira estratégica”, concluiu Ricardo Serrão Santos.