O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, José San-Bento, defendeu esta quarta-feira, que “a supressão do regime de quotas leiteiras deve considerar as especificidades e o peso socioeconómico que o setor leiteiro tem nos Açores”.
Esta posição foi manifestada pelo deputado socialista na audição ao parlamento açoriano que decorreu na Assembleia da República, sobre o programa de trabalho da Comissão Europeia para 2014.
O socialista açoriano defendeu “um regime de apoios ajustado às particularidades e ao peso relativo que a produção leiteira tem na economia dos Açores".
Na audição, San-Bento destacou ainda a grande importância para os Açores do programa POSEIMA que considerou ser um “instrumento financeiro fundamental para a melhoria do rendimento dos agricultores e dos pescadores" e que por isso "a revisão deste programa deve continuar a traduzir o reconhecimento, por parte da União Europeia, em relação aos constrangimentos permanentes e á dificuldade de gerar escala das economias das Regiões Ultraperiféricas" adiantando que "esse sentido de justiça e de equidade recomenda o reforço do POSEIMA mesmo num contexto de cortes generalizados".
O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores alertou ainda para a necessidade da Comissão "clarificar conceitos como 'integração' cujo significado está a ter interpretações diferentes de país para pais o que contribui para a desunião europeia e para a paralisação da Comissão" numa altura em que a União "necessita de promover políticas integradas a nível europeu que conciliem o rigor do ponto de vista da gestão das finanças públicas com o crescimento e o emprego".
No encontro em Lisboa, a delegação do parlamento açoriano foi chefiada pela Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Luís.