A deputada socialista Renata Correia Botelho apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de saudação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE SAUDAÇÃO
50 ANOS DO CONSERVATÓRIO REGIONAL DE PONTA DELGADA
Eis-nos aqui, cinquenta anos volvidos sobre a sua criação oficial, a exaltar e a celebrar a existência de uma entidade incontornável na nossa cultura insular: o Conservatório Regional de Ponta Delgada.
As comemorações oficiais tiveram lugar ao longo de praticamente todo este ano que agora findamos.
Foi, pois, em 1964 que a direção da então chamada Academia Musical de Ponta Delgada, presidida por João Bernardo de Oliveira Rodrigues, procedeu às diligências necessárias que conduziram à almejada transformação da referida Academia numa escola oficializada com paralelismo pedagógico – a que, desde aí, se chamou Conservatório Regional de Ponta Delgada. A 15 de outubro desse ano, sob a direção artística e pedagógica de Maria Teresa de Freitas Oliveira Rodrigues, juntamente com Margarida Maria de Chaves Magalhães de Sousa, Maria de Fátima de Castro Vasconcelos e Maria Manuela Oliveira da Cunha Mendonça, arrancaram, então, as aulas de Iniciação Musical, Solfejo e Piano. A instituição contava, na altura, com 120 alunos.
Neste momento, por ali passam mais de 500 alunos, distribuídos por quase cinco dezenas de professores (sendo que cerca de vinte são antigos alunos da instituição), que diariamente tornam possível uma docência de elevada qualidade das várias áreas musicais. O conservatório mantém, pois, ainda que nunca descurando as idiossincrasias dos tempos modernos, a sua missão inicial de formar e ensinar canto e instrumentos. É igualmente conferida aos alunos a possibilidade de participarem em estágios e em masterclasses com nomes cimeiros de cada uma das áreas específicas, o que em muito contribui, por um lado, para a valorização formativa dos alunos e, por outro, para a projeção da Instituição além-fronteiras.
E se, recentemente, a presidente do Conselho Executivo do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Ana Paula Andrade, destacada figura do ensino da música nos Açores, afirmava que “a Instituição orgulha-se do seu trabalho ao longo destes cinquenta anos na formação de bons profissionais que conseguem corresponder às exigências do mundo da música”, nós acrescentamos que a sociedade açoriana, no seu todo, muito tem a agradecer àquela instituição, pelo extraordinário papel que tem desenvolvido, no decurso deste meio século, em benefício da cultura dos Açores e da excelência do ensino da música.
Assim, nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove um Voto de Saudação ao Conservatório Regional de Ponta Delgada pela celebração do seu quinquagésimo aniversário. Propõe igualmente que deste voto seja dado conhecimento à Instituição supracitada.
Horta, Sala das Sessões, 11 de dezembro de 2014