“O PS sempre apoiou a classificação do Senhor Santo Cristo dos Milagres e dos seus Cinco Dons como Tesouro Regional”, afirmou Renata Correia Botelho.
A deputada socialista falava esta quarta-feira, em plenário regional, na cidade da Horta.
“O Partido Socialista apoiou, desde a primeira hora, esta classificação, procurando sempre enriquecer o texto da proposta de Decreto Legislativo Regional que deu entrada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, apresentando propostas que visavam melhorar e enriquecer o diploma, mencionando a localização do Convento da Esperança em S. Miguel e remetendo para um anexo onde se especificam as características físicas e técnicas dos objetos a classificar”, explicou Renata Correia Botelho.
“O valor simbólico e cultural da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres e dos seus Cinco Dons está intimamente ligado à fé católica dos micaelenses e dos açorianos em geral mas, enquanto bem patrimonial, o seu valor vai para além do domínio da fé. Consideramos, pois, que faz todo o sentido que seja classificado como Tesouro Regional”, afirmou a deputada, em declarações à margem do plenário.
Renata Correia Botelho clarificou que o “PS esteve em conversações muito próximas com a Diocese de Angra, de forma a fazer confluir para este projeto final os vários contributos de todos os intervenientes”.
A parlamentar socialista lembrou que à data da primeira proposta “estávamos em plena polémica do envio do Resplendor do Senhor Santo Cristo para uma exposição em Lisboa e que, para o Partido Socialista, o momento não era o mais indicado para proceder a esta classificação”.
“O Partido Socialista sempre reconheceu o valor intrínseco do Senhor Santo Cristo dos Milagres para os Açorianos – para os micaelenses em particular – e confirmou hoje esta importância, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, ao aprovar a classificação do Senhor Santo Cristo dos Milagres e dos seus Cinco Dons como Tesouro Regional”, explicou Renata Correia Botelho.