O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, pela voz do deputado Lúcio Rodrigues, destacou o trabalho que tem sido feito na promoção do desporto, valorizando que a meta foi sempre garantir que este fosse “de todos e para todos”.
O deputado socialista intervinha esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores durante o debate que está a decorrer sobre o Plano e Orçamento para o ano de 2016.
“Temos a maior taxa de participação desportiva federada absoluta do país, com cerca de 75% desses atletas federados a pertencer aos escalões de formação. Temos atletas no estatuto da alta competição e devidamente enquadrados. Temos equipas que são campeãs nacionais em todos os escalões. O desporto adaptado é hoje uma realidade no arquipélago”, destacou Lúcio Rodrigues.
O deputado socialista considera que “o desporto e a atividade física nos Açores devem ser interpretados como um bem necessário”, frisando que “nos últimos anos, esse mesmo desporto atingiu patamares de relevo, fruto dos investimentos que foram realizados em infraestruturas da Região, mas acima de tudo pelo trabalho dos quadros técnicos existentes e também pelas parcerias se fizeram e regulamentaram com todo o movimento associativismo desportivo”.
De acordo com Lúcio Rodrigues, “a Região têm-se afirmado como uma referência em termos de organização, relação de proximidade e colaboração com todas as associações e clubes Açorianos”.
O deputado socialista lamentou que “no novo quadro operacional, a Comunidade Europeia tenha considerado como prioridade negativa a construção de infraestruturas”, realçando que em 2016, o Governo dos Açores “continuará ao lado de todos os agentes desportivos”.
“O nosso objetivo é que o desporto da Região, mesmo que condicionado pelas especificidades do arquipélago, seja de todos e para todos. E é neste sentido que o PS trabalha sempre”, finalizou o deputado socialista, Lúcio Rodrigues.