O Grupo Parlamentar do Partido Socialista elogiou as transformações decorridas nos últimos anos nos transportes da Região, considerando que o Governo dos Açores colocou em marcha a “maior reforma de sempre, com a definição do novo modelo de acessibilidades aéreas, mas também com a revisão das obrigações de serviço público para os transportes marítimos e aéreos com o continente e também no interilhas”.
As melhorias introduzidas nos últimos três anos foram sublinhadas pelo deputado Miguel Costa, esta quarta-feira, durante o debate do Plano e Orçamento para 2016, que está a decorrer na cidade da Horta.
“Nos transportes, o plano de 2016 dá continuidade às medidas definidas no Plano Integrado de Transportes. Nos últimos anos ocorreram mudanças significativas e que já revelaram resultados muito positivos. Mas isso não nos acomoda, abre sim novos e grandes desafios pela frente, sendo que é importante tudo fazer para que esses resultados persistam”, referiu o parlamentar socialista.
Miguel Costa destacou o investimento já feito em infraestruturas numa “aposta clara em mais e melhores equipamentos para garantir uma resposta cada vez com mais qualidade e segurança, indo de encontro ao conforto e necessidade dos passageiros bem como da operacionalidade e eficiência dos aeródromos e portos dos Açores”.
O deputado socialista sublinhou estes investimentos, revelando que “só com a excelente rede de transportes existente nos Açores foi possível atrair para a Região operadores estrangeiros, que estão agora a apostar e a melhorar a sua oferta para o arquipélago”.
“Por outro lado, em 2016 dar-se-á continuidade ao processo para construção de dois novos navios de 115 metros para o transporte de passageiros, viaturas e carga rodada, entre todas as ilhas da Região, com fiabilidade, regularidade e pontualidade, dinamizando ainda mais a economia interna e sendo um fator determinante para a coesão regional”, frisou o também vice-presidente da bancada do grupo parlamentar socialista.
Miguel Costa assinalou “o aumento de passageiros desembarcados entre 2012 e 2015, valor que já ultrapassou os 25%”, acrescentando que para o contínuo crescimento destes números é imperioso “manter-se o acompanhamento do plano estratégico da SATA, que já vem dando sinais muito positivos”.
“O Plano para 2016 é fundamental para dar seguimento a uma política de crescimento, de investimento, dinamizadora da economia regional, promovendo a empregabilidade, aumentando o rendimento das famílias, a estabilidade e o crescimento empresarial, sempre com a consciência daquilo que ainda falta fazer, mas também com a consciência de que temos tomado as melhores decisões, sempre ao lado dos Açorianos”, disse o deputado socialista Miguel Costa.