O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, pela voz do deputado Ricardo Cabral, considerou que o trabalho da Secretaria Regional da Saúde tem-se traduzido numa “melhor comunicação e articulação entre os Centros de Saúde e os hospitais, com impacto positivo na saúde das pessoas, como é o caso da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, fruto das remodelações e dos ajustes feitos”.
O deputado socialista intervinha esta quarta-feira no plenário de dezembro, que está a decorrer na cidade da Horta.
“Por vezes, é necessário centralizar para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços, sempre com o objetivo bem delineado de melhorar a capacidade dos recursos humanos e materiais existentes, para obter reais e consistentes ganhos em saúde”, salientou Ricardo Cabral.
Para o parlamentar socialista, a ilha do Pico ficou ainda a ganhar com a “centralização do laboratório de análises e da lavandaria, medidas necessárias para aumentar a eficácia dos procedimentos, num processo implementado e com bons resultados”.
“Esta evolução da prestação de cuidados de saúde, em diversas importantes especialidades, certamente traz melhores condições para os pacientes da ilha do Pico e, seguramente, é mais um avanço da organização e da estrutura do Serviço Regional de Saúde”, assume o deputado do Partido Socialista.
Ricardo Cabral sublinhou como positivo, por outro lado, o facto “do serviço de atendimento urgente da Madalena apresentar uma elevada qualidade”, tendo sido “reforçado de recursos humanos mais especializados e de equipamentos mais sofisticados” mas, ao mesmo tempo, continuar a garantir “internamentos em regime de cuidados continuados nos Centros de Saúde de São Roque e das Lajes do Pico”.
“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista entende que o desenvolvimento e a implementação das políticas de saúde na Região Autónoma dos Açores são processos contínuos e dinâmicos. Há ainda muito para aperfeiçoar e muito para afinar. Todavia, os melhoramentos e a evolução na prestação de cuidados de saúde aos Açorianos ao longo dos últimos anos são visíveis e reais”, sublinhou o deputado socialista, Ricardo Cabral.