Os deputados socialistas da ilha das Flores repudiaram esta quarta-feira as recentes declarações do deputado Bruno Belo, do PSD, sobre a alegada “anormal degradação do Núcleo de Recreio Náutico do Porto das Flores”, realçando que o social-democrata não sabe do que fala.
Manuel Pereira e Arlinda Nunes realçaram que “apenas a aproximação das próximas legislativas regionais pode justificar que o deputado Bruno Belo tenha vindo a público pronunciar-se sobre assuntos que não domina”, garantindo que a situação está a ser “devidamente acompanhada, por técnicos competentes na matéria, considerando a exposição que aquela infraestrutura tem às intempéries”, recordando que “ainda no passado mês de Outubro, o Porto esteve encerrado à navegação, por ordem da Autoridade Marítima”.
Os socialistas destacaram que, ao contrário do que afirmou o deputado Bruno Belo, “nunca existiu ligação elétrica no Núcleo de Recreio Náutico das Lajes das Flores”, uma prova que o deputado do PSD “ou mente ou tem um profundo desconhecimento da realidade, imperdoável para quem quer representar dos Florentinos ao mais alto nível”. A infraestrutura está, sim, “preparada para a vir a receber instalação elétrica, caso venha a ser ampliada”, esclareceram os deputados do PS.
Manuel Pereira e Arlinda Nunes destacaram os “muitos milhões de euros que o Governo dos Açores tem investido ao longo dos últimos anos naquele porto - inaugurado em 1994 - para a realização de várias obras de conservação daquela infraestrutura, que é tão importante para a ilha”, exemplificando com as “recargas das proteções exteriores, o refazer da proteção interior e do manto de blocos da cabeça do molhe”.
Para os socialistas, este comportamento por parte do PSD mostra que aquele partido anda “desnorteado, sem liderança política competente e credível, tudo servindo para atacar o Governo dos Açores e o PS, seja qual for o custo”.
“O PSD dos Açores, através de Bruno Belo, limitou-se a explorar um assunto para obter protagonismo político, de uma forma mal preparada, sem tão pouco ter demonstrado preocupação junto do responsável pelo Porto, na ilha das Flores. Naturalmente, é legítimo que o PSD lance os seus comunicados. Mas impunha-se que colocasse também algum empenho em apurar as causas e o ponto de situação, demonstrando pelo menos algum respeito e consideração por quem dá a cara e é responsável pelo bom funcionamento do Porto Comercial e do Porto de Recreio das Lajes das Flores, bem como pelos próprios Florentinos”, sublinharam os deputados do Partido Socialista, Manuel Pereira e Arlinda Nunes.