O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores enalteceu o “trabalho e esforço extraordinário que os Bombeiros dos Açores desenvolvem todos os dias na sua atividade, em todas as Ilhas dos Açores”.
“Nunca é demais referir o esforço dos homens e mulheres que, muitos deles voluntariamente, trabalham para garantir mais segurança às nossas populações”, disse Berto Messias após uma visita do Grupo Parlamentar do PS Açores ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Segundo o dirigente socialista “viemos aqui verificar ‘in loco’ todo o trabalho desenvolvido por este serviço e podemos constatar um trabalho notável na organização e coordenação de meios. Numa fase em que infelizmente temos sido assolados por mau tempo, a segurança e a capacidade de resposta à população é fundamental e este serviço tem sido exemplar desse ponto de vista”.
“Além dessa vertente, o apoio ao funcionamento e à formação dos bombeiros dos Açores é fundamental. Pudemos verificar a estratégia adotada nessa área e visitar o centro de formação, que começa a fazer um caminho importante para ser uma referência no território nacional”, disse Messias.
“Hoje é possível dizer que nenhuma região do país apoia tanto os seus Bombeiros como os Açores”, afirmou Berto Messias.
Para o líder parlamentar socialista, “estamos a falar de um universo com uma dimensão considerável. São 17 corpos de bombeiros, 22 quartéis, cerca de 800 bombeiros, 103 veículos, 70 ambulâncias, 5 viaturas SIV, 250 tripulantes para emergência pré-hospitalar; enfim, um conjunto de meios significativo, que envolve muita gente e muitos recursos públicos, para bem da nossa segurança e nunca é demais realçar este esforço e este trabalho”.
Berto Messias constatou ainda “os indicadores que nos mostram que desde 2013 o voluntariado tem aumentado. Numa altura em que tanto se fala da falta de participação cívica e da falta de disponibilidade para trabalhar em prol da comunidade, sem nada receber em troca, verificamos que aqui o número de voluntários tem aumentado nos últimos três anos, o que é um indicador muito positivo para a renovação e aumento de qualidade dos nossos corpos de bombeiros”.
Declarações de Berto Messias