O Grupo Parlamentar do PS lamentou esta sexta-feira que o PCP tenha perdido, mais uma vez, a oportunidade de vir a Santa Maria enaltecer o que de bom tem a ilha optando, ao invés, pela via da crítica fácil e por ignorar tudo aquilo que o Governo dos Açores tem concretizado na ilha, nos últimos anos.
A posição foi defendida pela deputada socialista Bárbara Chaves, que lamentou que o deputado do PCP tenha adjetivado Santa Maria como uma “ilha adiada”, tendo optado por “esquecer – talvez seletivamente – investimentos como o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, a Casa dos Fósseis e as mais valias que este investimento traz para qualificar a oferta turística da ilha, a recente ampliação do Centro de Saúde, a construção do Pavilhão Desportivo de Santo Espírito ou o edifico da Lota de Vila do Porto, de relevante importância para o sector das pescas”.
“Em andamento estão também as obras da estrada de S. Lourenço e a ampliação do Lar de Idosos de Vila do Porto, que quase duplicará a sua capacidade e que constituem investimentos importantes para a ilha. Mas estes investimentos, o senhor deputado do PCP decidiu ignorar, algo que consideramos profundamente injusto”, frisou a deputada socialista.
Bárbara Chaves esclareceu que “não foi pela mão do PCP que o projeto do cinema do Aeroporto se tenha iniciado; esse partido apenas fez uma proposta para uma coisa que o Governo dos Açores já estava a fazer e que era mesmo um compromisso eleitoral do Partido Socialista”.
“Não queremos fazer um qualquer cinema novo, pretende-se preservar o formato construído pelos americanos, mas com todas as condições de um cinema moderno, capaz de acolher qualquer companhia de teatro ou outro evento de cariz regional ou nacional. Este é um processo que demora algum tempo, é certo, mas que salvaguarda a nossa história, o nosso património, que não queremos perder. Talvez o deputado do PCP, nas visitas que já realizou a Santa Maria, não tenha ainda percebido isso ou não queira mesmo perceber”, lamentou a parlamentar do PS.
Bárbara Chaves explicou que “na questão do Parque Habitacional do Aeroporto, todos os processos de loteamento estão concluídos, tendo uns já dado entrada na Câmara Municipal para emissão de licenças; outros, mais complexos, entrarão em breve, para que os moradores das habitações do Aeroporto possam adquirir as moradias que habitam desde já muito”.
“Acerca da Torre de Controlo, projeto está a ser desenvolvido pela ANA Aerportos, que também comparticipará financeiramente parte do investimento, com o Governo dos Açores a garantir o restante financiamento e posterior gestão do espaço. Sobre a Falésia da Maia, a empreitada e a fiscalização da obra foram já adjudicadas, estando a ser analisado o Plano de Saúde e Segurança da obra, para se iniciarem os trabalhos, a muito breve trecho.”
“O deputado do PCP ignorou igualmente que o Centro de Processamento de Resíduos de Santa Maria estará em pleno funcionamento a breve trecho e que até já não há deposição em aterro em Santa Maria. Esta postura do PCP entristece-nos, porque a politica deve ser exercida com frontalidade e com seriedade: reconhecendo os problemas, mas canalizando todos os nossos esforços para ajudar as pessoas. As adjetivações utilizadas pelo deputado do PCP não contribuem para esse objetivo”, frisou Bárbara Chaves.