Paula Bettencourt apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Escola Profissional da Ilha de S. Jorge vence concurso nacional CurtMar 2015
A turma do segundo ano do Curso Técnico de Turismo, da Escola Profissional da Ilha de S. Jorge venceu, no passado mês de janeiro, o concurso de curtas-metragens ambientais, CurtMar 2015, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental, em parceria com a Escola Profissional do Alto Minho Interior e com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho. A entidade promotora foi fundada em 1990, e tem como objetivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal e não formal.
No concurso CurtMar 2015, na categoria 17-19 anos, o vídeo vencedor foi “O Cagarro”, que foi escolhido pelo júri após a análise de 63 curtas-metragens, premiando o trabalho dos formadores e dos alunos do Curso Técnico de Turismo – Nível IV, Leodora Sousa, Inês Bettencourt, Margarida Amaral, António Amaral e Adriana Teixeira da Escola Profissional da Ilha de São Jorge.
Este trabalho teve por objetivo dar a conhecer os perigos que a espécie em causa enfrenta e a forma como todos os açorianos podem contribuir para a salvar. O vídeo apresentado é um vídeo alusivo ao percurso do Cagarro, desde o ninho até à procriação, passando pela sua vida em alto mar.
Ainda neste contexto, os formandos organizaram uma patrulha de salvamento de cagarros com o objetivo de mostrar o correto procedimento para salvar os cagarros perdidos, finalizando essa ação com a libertação destas aves em direção ao mar.
Na Região Autónoma dos Açores a preocupação na vertente da Educação Ambiental e na Conservação da Natureza é evidente, nomeadamente com a preocupação de salvar cagarros, espécie protegida por legislação regional e por convenções internacionais, que levou a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia a promover ano após anos a “Campanha SOS Cagarro”, operacionalizada pela Direção Regional do Ambiente.
Esta iniciativa tem como um dos principais objetivos envolver pessoas e entidades no salvamento dos cagarros juvenis, que foi bem retratada no vídeo “O Cagarro”, e que permitiu na última campanha, que decorreu entre 15 de outubro e 15 de novembro do ano transato, a participação de 255 entidades parceiras e mais de 4600 voluntários em ações de campo, concretizando a devolução ao mar de 4951 cagarros.
Tendo em conta o exposto a ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário no dia 17 de fevereiro de 2016, emita o seguinte voto de congratulação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pela conquista do primeiro lugar no concurso nacional de curtas-metragens ambientais pela turma do segundo ano do Curso Técnico de Turismo da Escola Profissional da Ilha de S. Jorge.
Esta congratulação é extensiva a todos os formadores e formandos pelo trabalho desenvolvido na educação e formação ambiental, que culminou com um prestigiante primeiro lugar, o que confere uma honra digna de ser relevada, projetando o nome da Ilha de São Jorge a nível nacional.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à Direção da Escola Profissional da Ilha de S. Jorge, aos Alunos e Professores envolvidos, à Casa do Parque de São Jorge, à Assembleia Municipal de Velas e à Assembleia Municipal da Calheta
Horta, 17 de fevereiro de 2016.