Berto Messias frisou, esta segunda-feira, na abertura das Jornadas parlamentares do PS, em Rabo de Peixe, que “ninguém é dono da verdade” e que o “PS ouve atentamente todos os alertas do setor”.
Berto Messias explicou que “para o PS é absolutamente crucial discutir o setor das pescas com quem está diariamente a trabalhar neste setor, com quem vive e sente diariamente os benefícios mas também as dificuldades e as preocupações inerentes a esta atividade económica que é para nós absolutamente crucial para o futuro da nossa Região”.
O líder parlamentar socialista destacou que o PS/Açores assume “uma perspetiva de grande humildade, apesar de estar a governar a Região, de ser o partido que sustenta o Governo e que tem uma maioria estável, conferida pelos Açorianos”, defendendo que o PS deve ter uma “disponibilidade permanente para ouvir as preocupações do setor”.
Para Berto Messias, “temos de encarar esta discussão com a consciência de que muito foi feito e investido no setor das pescas na nossa Região, desde logo ao nível das infraestruturas, na garantia do aumento da segurança de quem se dedica a esta área, como é exemplo disso o investimento aqui ao lado, no Porto de Rabo de Peixe”.
“Este setor coloca-nos desafios diferentes, como a gestão eficiente dos stocks, a abertura de novos caminhos como a aquacultura, intensamente discutida nos últimos tempos, mas também a garantia que a pesca garanta mais rendimento aos nossos pescadores e armadores; o PS/Açores cá estará para defender um setor das pescas cada vez mais sólido e rentável”, realçou o líder parlamentar do PS, Berto Messias.
Berto Messias sublinhou que o setor das pescas “tem um peso económico significativo na Região Autónoma dos Açores”, mas também que “existem fatores que nós pura e simplesmente não controlamos, porque estamos integrados num contexto nacional e comunitário que, muitas vezes, condiciona a nossa ação”.
Nas Jornadas Parlamentares do PS estiveram presentes o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, o Secretário Regional do Mar. Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, o Presidente do Departamento de Oceanografia e Pescas, Hélder Silva, o Presidente da Federação das Pescas, Gualberto Rita, o Presidente da Associação ‘Porto de Abrigo’, Liberato Fernandes e o Representante do Sindicato Livre dos Pescadores dos Açores, Luís Carlos Brum.
Declarações de Berto Messias