O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores realçou hoje o facto de "vários indicadores sobre a atividade económica evidenciarem que estamos a iniciar um novo ciclo de desenvolvimento económico na nossa Região, devido também ao grande esforço dos nossos empresários, que depois de a tempestade económica e social que abalou o nosso País nos últimos anos, estão a conseguir recuperar".
"Isso deve-se ao seu esforço e talento, bem como às opções políticas que o Governo dos Açores assumiu, desenvolvendo um conjunto de medidas de apoios às empresas", afirmou Berto Messias, depois de uma visita à empresa Insulac, na Ribeira Grande, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PS que estão a decorrer naquela cidade Açoriana.
Segundo Messias, "temos, assim, desenvolvido uma parceria com os nossos empresários, onde o seu talento e capacidade empreendedora é complementada pelas políticas públicas de apoio ao tecido empresarial".
Para o líder parlamentar socialista, "o novo quadro comunitário e a vertente de sistemas de incentivos à atividade empresarial serão fundamentais para nos afirmarmos cada vez mais e temos de garantir que esses fundos são muito bem aplicados e representam um contributo efetivo para o crescimento económico da Região".
Messias realçou também, a este propósito, "o lançamento recente do Açores Export 2016. Um plano que prevê desde a participação de empresas açorianas em 13 eventos promocionais que terão lugar na Região, em Portugal Continental, na Europa, nos EUA e no Canadá, até à realização de workshops direcionados para a formação para a internacionalização".
"Este plano inclui, também, a organização de uma missão que pretende promover a vinda aos Açores de importadores nacionais e internacionais, potenciais investidores e empresários de mercados prioritários para os Açores, como a Europa, a América do Norte e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa", referiu Berto Messias.
Será também criado um entreposto para empresas Açorianas no continente, onde as micro e médias empresas dos Açores poderão contar com um espaço de armazenamento dos seus produtos no continente a preços reduzidos.
"É este o caminho. A capacidade de valorizar o que temos de melhor, o que é diferenciado e se distingue qualitativamente no mercado exterior, facilitando os canais comerciais e promovendo a redução dos custos de contexto para as nossas empresas, materializando a tal parceria que referia há pouco entre entidades públicas e setor privado", afirmou Berto Messias.
Os Deputados socialista têm na agenda de hoje visitas a Fábrica Insulac no sector da transformação do leite, visita à fábrica de Chá Gorreana e visita à fábrica de Licores Eduardo Ferreira.