O Grupo Parlamentar do PS realçou esta quinta-feira que as escolas dos Açores dão elevadas garantias de segurança, após a audição do Sr. Secretário da Educação, Avelino Meneses, na Comissão Permanente de Assuntos Sociais.
Em declarações à margem dos trabalhos, em Ponta Delgada, o deputado socialista André Rodrigues estranhou o “alarmismo que o PSD/Açores pretendeu lançar sobre esta matéria”, lembrando que uma escola para estar aberta “foi obrigatoriamente licenciada e vistoriada por diversas entidades”.
André Rodrigues frisou que, de acordo com informações transmitidas pelo Sr. Secretário aos deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, “28 unidades orgânicas Açorianas já têm medidas de autoproteção aprovados pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, uma taxa aproximada de 70%”.
André Rodrigues destacou que “existe nos Açores uma cultura de proteção civil” e que “estão a ser envidados esforços para concluir este processo a 100% até junho deste ano, ou seja, até ao final deste ano letivo”.
O deputado frisou que o “a obra realizada no parque escolar Açoriano é um património do qual o PS se orgulha”, lembrando que as “condições de ensino nos Açores eram bem inferiores quando o PSD governava a Região”.
O parlamentar do PS lamentou o “alarmismo que o PSD tenta criar na sociedade Açoriana, mesmo em matérias tão sensíveis como a segurança das nossas crianças e jovens em ambiente escolar”.
“Em política não vale tudo e é lamentável que o PSD/Açores não tenha esta noção e persiga permanentemente uma linha de ‘quanto pior para os Açores, melhor para o PSD’. O Partido Socialista não embarca neste jogo e prefere trabalhar todos os dias para garantir o progresso e o desenvolvimento dos Açores”, finalizou o deputado socialista, André Rodrigues.