“É com muita satisfação que verificamos o desbloqueio do novo Terminal de Cargas, um projeto pendente há muitos anos, por falta de entendimento e de diferentes interpretações legais que condicionaram a capacidade de avançar com um projeto tão importante para as dinâmicas económicas da Ilha Terceira e da Região", disse Berto Messias no final da apresentação do projeto e de visita ao local onde será implantado o novo terminal.
Para o Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores, "este processo esteve tempo demais parado, e foi necessário que mudasse o Governo da República para que o processo avance".
"O concurso já foi lançado e, segundo a informação que nos dão, é possível que a obra se inicie ainda este ano", disse Messias.
Para o dirigente socialista, "este tipo de investimentos também se enquadra na agenda política que temos de implementar, de amenização dos impactos negativos das reduções da Base das Lajes e na aposta em novas áreas e em novos sectores exportadores, com especial relevância para o sector Agroalimentar, quer para o mercado interno regional quer para fora da Região".
"Este investimento é, também, a prova que o Governo dos Açores está a fazer a sua parte no desenvolvimento dessa agenda, sendo fundamental que Governo Português e Governo Norte-americano percebam a importância que isso tem para a Ilha Terceira e para os Açores", disse Messias.
Os deputados socialistas estão reunidos em Jornadas Parlamentares na Praia da Vitória, onde debatem os impactos das reduções na Base das Lajes e estratégias de aproveitamento e valorização das infraestruturas existentes e a existir que minimizem esses impactos e permitam abrir um novo ciclo económico na Ilha Terceira e na Região.