Benilde Oliveira apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
25ª Gala Regional dos Pequenos Cantores na Povoação
Permitam-me que comece por recitar o Hino da Gala dos Pequenos Cantores Caravela d’Ouro:
“Este é o Festival da criançada
que é da Povoação
cantando canções da bicharada
e outras do coração
É o Festival Caravela D`ouro
Festa de amizade
Onde as crianças são sempre o tesouro
De amor e fraternidade”
No dia 2 de Abril do corrente ano realizou-se a 25ª edição da Gala Regional dos Pequenos Cantores, agora designada por Caravela d’Ouro, que acontece anualmente, na Povoação, desde 1995.
Foram 25 edições de um festival da canção infantil na Povoação, repletos de história, de muita música, alegria e emoção, onde o principal é o que há de mais belo: as crianças. Este é mais antigo festival do género dos Açores.
Apesar de assinalarmos agora a 25ª gala da Caravela d’Ouro, é justo referir que tudo começou em 1984, há 32 anos. A iniciativa partiu de dois povoacenses, Durval Simões Furtado e Fernando Cabral Leite que, já na altura, realizavam eventos ligados à música.
Em 1984, decorre na Povoação um festival da canção sob o nome de “Festival da Canção Povoacense”, tendo participado, naquele ano, adultos e crianças, tendo despoletado no ano seguinte a realização do primeiro festival da canção infantil na povoação.
Assim sendo, em 1985, decorre o “I Festival da Canção Infantil da Povoação”, intitulado “Hortência de Prata”, já com o apoio da Câmara Municipal com o intuito de promover o Concelho.
Em 1986, realiza-se o II Festival da Canção Infantil mas com a designação de Gala Regional dos Pequenos Cantores “Hortência de Prata”. Neste ano, a Gala realiza-se em Água Retorta.
A III Gala Regional dos Pequenos Cantores decorre, em 1987, novamente na Povoação, sendo a última desta altura e com a designação de “Hortência de Prata”.
Mais tarde, e após alguns anos de interrupção, em 1995, o festival da canção infantil da Povoação retoma na sua IV edição e sem interrupção até aos dias de hoje, já com o nome atual de “Gala Regional dos Pequenos Cantores Caravela D’Ouro”.
Os vencedores da Caravela d’Ouro têm sido valorosos representantes dos Açores, ao longo dos anos, na Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, com particular destaque para o vencedor da edição de 1986 do festival da canção nacional, o Açoriano Paulo Jorge Furtado, que interpretou o tema “O meu Gatinho Farrusco”.
A partir de 1998, constitui-se o Coro Infantil da Câmara Municipal da Povoação que, desde então, tem abrilhantado e embelezado cada canção a concurso.
O mérito das crianças que têm o talento de cantar e a coragem de enfrentar os palcos em tão tenra idade é evidente. Mas também não vamos esquecer todos os autores e compositores, maioritariamente povoacenses, que ao longo destes anos têm composto canções dignas de tanta excelência, mostrando que a Povoação tem grandes capacidades na área da música.
O festival Caravela d’Ouro tem preservado o seu formato e as suas características, o que leva a manter um elevado nível de qualidade. Arrisco mesmo a dizer que é um dos melhores festivais infantis a nível nacional. O nosso festival é uma referência no que toca à música infantil, o que é um orgulho para todos nós.
Devemos enaltecer esta iniciativa, que é um verdadeiro exemplo aos Povoacenses, para que trabalhem sempre em prol do seu Concelho e dos Açores.
Assim e nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que, reunida em plenário no dia 14de abril de 2016, emita o seguinte voto de congratulação:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula a 25ª edição da Gala dos pequenos Cantores Caravela d’Ouro, e a sua organização, que há décadas se tem afirmado e constituído sucessivamente mais um grande motivo de orgulho e alento para todos os Açorianos.”
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à organização da Gala dos Pequenos Cantores Caravela d’Ouro, à Câmara Municipal da Povoação e à Assembleia Municipal da Povoação.
Horta, 14 de abril de 2016
Os Deputados