Paula Bettencourt apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Santa Catarina conquista a 5º Medalha de “O Melhor dos Melhores”
A empresa Santa Catarina – Indústria Conserveira, S.A, sediada na Calheta, em S. Jorge conquistou cinco prémios no 5º Concurso Nacional de Conservas de Pescado, realizado em Santarém, a 18 de março, organizado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.
Neste concurso, que visa premiar, promover, valorizar e divulgar as conservas de pescado tradicionais portuguesas, genuínas e exclusivamente produzidas em Portugal, a conserveira açoriana ganhou prémios em quatro dos produtos que apresentou. Esta atribuição é feita após a avaliação da prova cega das diversas amostras de várias conserveiras portuguesas.
A Santa Catarina conquistou duas medalhas de ouro, uma com o Filete de Atum com Gengibre e outra com o Filete de Atum com Pimenta dos Açores em frasco de vidro de 250 gramas. Conquistou ainda, duas medalhas de prata, com o Filete de Atum com Molho Cru, já medalhado em edições anteriores, e com o Filete de Atum com 4 Pimentas.
A conserveira jorgense ganhou, pelo quinto ano consecutivo, o Prémio “O Melhor dos Melhores”, com o Filete de Atum em Azeite com Gengibre, conferindo ao produto da gama de especialidade da Santa Catarina “a conserva de maior excelência”.
De realçar o principal prémio do concurso que confere à conserveira de Santa Catarina o direito a um stand grátis na 53º Feira Nacional de Agricultura/63º Feira do Ribatejo, que terá lugar em Santarém, de 2 a 12 de junho.
Recorde-se, a prepósito, que esta conserveira, no ano transato conquistou um galardão internacional, alcançando 2 Estrelas no Great Taste Award, com o Filete de Atum com Sementes de Funcho e com o Filete de Atum em Azeite Biológico em frasco de vidro, espelhando o reconhecimento de produtos de referência e de excelência, certificados pela natureza, com qualidades devidamente reconhecidas no mercado internacional.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário no dia 14 de abril de 2016, emita o seguinte voto de congratulação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pela conquista de prémios em quatro dos produtos que Santa Catarina apresentou no 5º Concurso Nacional de Conservas de Pescado, incluindo, pelo quinto ano consecutivo, o Prémio “O Melhor dos Melhores”.
Esta congratulação é extensiva a todos os funcionários e administradores pelo trabalho desenvolvido, promovendo a qualidade e a inovação na produção das conservas de atum e que culminou com o reconhecimento da excelência dos produtos conferindo uma honra digna de ser relevada, projetando o nome da Ilha de São Jorge e dos Açores.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à Indústria Conserveira Santa Catarina, à Assembleia Municipal da Calheta e à Assembleia Municipal de Velas.
Horta, 14 de abril de 2016.
Os Deputados