O porta-voz do Grupo Parlamentar do PS/Açores para a área da saúde, Domingos Cunha, defendeu esta sexta-feira que “ninguém pode por em causa a evolução gigantesca que fizemos na qualidade e quantidade dos serviços prestados no Serviço Regional de Saúde, quer nos Hospitais da Região, quer nas Unidades de Saúde de Ilha”.
Domingos Cunha falava à saída de uma reunião com o Conselho de Administração do Hospital de Santo Espirito da Ilha Terceira, onde os deputados socialistas se inteiraram do trabalho que está a ser desenvolvido naquela instituição.
“Temos melhores infraestruturas em todas as Ilhas, temos mais profissionais, mais médicos, mais enfermeiros, mais técnicos, mais qualidade, mais serviços prestados e, todos os anos, temos reforçado o orçamento destinado ao funcionamento e investimento na área da Saúde na nossa Região”, defendeu o Deputado Socialista.
Para o parlamentar socialista, “não querer admitir isso é ter uma visão sectária e condicionada da realidade e acaba por ser um desrespeito para todos os profissionais de saúde que todos os dias se esforçam muito para garantir mais e melhor qualidade nos serviços. Infelizmente, o maior partido da oposição, o PSD Açores e o deputado Duarte Freitas patrocinam esse tipo de discurso, facto que lamentamos”.
Domingos Cunha rejeitou as críticas do deputado Duarte Freitas ao Serviço Regional de Saúde e salientou que, do mais recente inquérito aos cuidados prestados pelas Unidades de Saúde de Ilha, aplicado a cerca de 1.800 pessoas, apenas 3.5% dos utentes classificaram estes cuidados como “maus”.
“Obviamente que temos consciência que esta é uma área muito complexa e que, por vezes, há situações que falham e que não deviam acontecer. Mas estamos empenhados em continuar a melhorar e a corrigir o que tiver de ser corrigido. E podemos ter muito orgulho no trabalho que desenvolvemos nesta área”, afirmou o dirigente socialista.
Domingos Cunha explicou que os deputados socialistas “analisaram o trabalho que está a ser desenvolvido e a estratégia da nova Administração, bem como o ponto de situação do processo de instalação da Radioterapia neste Hospital, que muito valorizamos e saudamos o facto de estar para breve o seu funcionamento”.
“Vamos por isso continuar a trabalhar para manter o caminho de crescimento e de melhoria que temos conseguido nesta área, garantindo sempre cuidados de saúde adequados aos açorianos, com segurança e com celeridade na acessibilidade, independentemente da ilha ou do local onde residam. Ao contrário do PSD, não queremos dar mais Açorianos aos médicos, queremos, sim, dar mais e melhores cuidados de saúde aos Açorianos”, frisou o deputado do PS, Domingos Cunha.