O Partido Socialista de Ponta Delgada congratula-se com a solução, ontem, anunciada pelo Governo Regional dos Açores para as galerias da Calheta Pêro de Teive.
A demolição de 80% das galerias comerciais existentes no aterro da Calheta Pêro de Teive supera o objectivo da simples redução da volumetria do edificado, defendida pelos promotores do movimento “Queremos a Calheta de Volta”.
O PS salienta a sua satisfação com o projeto apresentado, onde está previsto a criação de uma ampla zona verde, que será um novo espaço público de referência para a cidade, e que contemplará ainda dois pisos subterrâneos de estacionamento e uma zona a nascente que terá funções associadas ao alojamento turístico.
Esta solução não só devolve a Calheta às pessoas, como regenera uma área da Cidade, combinando o progresso económico com o desenvolvimento da qualidade de vida dos cidadãos.
O PS destaca a forma, determinada e responsável, com que o Governo dos Açores sempre defendeu o interesse público ao longo de todo o processo relativo à conclusão do Hotel Azor e à solução do problema das galerias comerciais. Numa conjectura complexa e morosa que envolveu longas negociações com empresas privadas e com tribunais, o Governo Regional conseguiu construir uma excelente solução que concilia todos os interesses em causa.
O Partido Socialista de Ponta Delgada frisa que fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo Regional, liderado por Vasco Cordeiro, é possível afirmar que o culminar deste processo é um marco histórico para Ponta Delgada, e mais um sinal de confiança e de optimismo para o futuro.