Marta Couto apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Há mais de 140 anos que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande se dedica ao serviço à comunidade, com a dignidade e nobreza que exige a máxima “Vida por Vida”. Os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande são hoje, e desde há muito tempo, espelho de um contínuo esforço de preparação e profunda dedicação à causa, refletindo-se nas suas excelentes prestações ao longo das contínuas participações de sucesso nos Concursos Nacionais e Internacionais de Manobras.
Realizados pela primeira vez em 1981, os Concursos Nacionais de Manobras foram criados com o intuito de manter as capacidades físicas dos soldados da paz e testar a sua destreza e técnica, objetivos que, ao longo do tempo, passaram naturalmente a incluir a sensibilização dos mais novos para esta forma tão nobre de voluntariado. Este concurso nacional inclui provas de agilidade, velocidade, destreza e espírito de equipa, fatores essenciais a um desempenho eficaz e em segurança nas situações de elevado risco a que os bombeiros amiúde são expostos.
Os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande participam quase ininterruptamente nesta competição há 30 anos, sendo muito frequentes as medalhas conseguidas, facto que reflete a excelência da sua preparação e a atenção e minúcia que a esta é dedicada. Do palmarés desta corporação constam mais de trinta medalhas de ouro e prata, nas competições de manobras nacionais, nas mais diversas categorias, facto que contribui para o imenso orgulho e carinho que a Ribeira Grande manifesta pelo seu Corpo de Bombeiros.
Hoje congratulamos novamente a equipa feminina da Associação de Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, que se sagrou campeã do Concurso Nacional de Manobras, pela segunda vez, no passado mês de maio, em Bragança, revelando-se a mais eficaz os mais diversos níveis. Na vertente masculina, foi atingido um também honroso terceiro lugar.
Com um trabalho que a todos é claro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande eleva, de forma contínua, a dedicação à máxima “Vida por Vida”, dignificando aquela que é uma causa que a todos toca e que justifica plenamente os reconhecimentos sucessivos que têm vindo a receber, ano após ano.
Nos termos regimentais estatutários, o Partido Socialista apresenta, deste modo, voto de congratulação pela conquista dos lugares cimeiros no Concurso Nacional de Manobras, pelas equipas feminina e masculina de manobras dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.
Que deste voto seja dado conhecimento à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, à Câmara Municipal da Ribeira Grande, à Assembleia Municipal da Ribeira Grande, ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e à Liga dos Bombeiros Portugueses.
Sala das Sessões, Horta, 15 de junho de 2016