Renata Correia Botelho apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATUÇÃO AO
ARQUIPÉLAGO – CENTRO DE ARTES CONTEMPORÂNEAS,
PELA OBTENÇÃO DO PRÉMIO FAD DE ARQUITETURA 2016
“A forma cuidada de utilizar e conjugar os materiais contribuiu para a subtil alquimia que faz desta casa das artes um local acolhedor”, afirmou o júri do Prémio FAD de Arquitetura, presidido por Moisés Gallego, na cerimónia que teve lugar em Barcelona, no passado dia 8 de junho. Mais disse que ali se constrói, assim, “um polo de criação e cultura, orientado para incentivar as residências artísticas nacionais e internacionais e a sua articulação com a comunidade”.
De entre mais de quatro centenas de candidaturas, com 10 finalistas de vulto (com especial destaque para outros projetos portugueses como o Mercado de Abrantes, de José Mateus e Nuno Mateus, o Museu Nacional dos Coches, de Paulo Mendes da Rocha e Ricardo Bak Gordon, e o Teatro-Auditório de Llinars del Vallès, de Álvaro Siza, na Catalunha), o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas foi este ano distinguido com este notável prémio internacional de arquitetura, instituído em 1958 pelo arquiteto Oriol Bohigas, atribuído pela Associação Foment de les Artes i del Disseny e considerado o mais importante prémio dedicado à arquitetura ibérica.
Elogiado pelo júri como um “projeto ambicioso em termos arquitetónicos (…) que devolve a presença do passado ao presente e ao futuro”, o Arquipélago foi inaugurado em março de 2015, na cidade da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.
O projeto, desenhado pelos arquitetos João Mendes Ribeiro e Menos é Mais Arquitetos – Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes, nasce na antiga fábrica de álcool e de tabaco daquela cidade, num edifício do século XIX agora reabilitado e colocado ao serviço da nossa cultura, ao dispor de todos nós e dos muitos visitantes que fruem da excelência e do lirismo daquele espaço, distintamente galardoado por este prémio – um local, lembrando o pensamento de Gaston Bachelard n’ A Poética do Espaço, onde bem sentimos a relação íntima entre o espaço e uma fenomenologia da imaginação poética, concebida por aquilo a que o filósofo francês chama “imagens poéticas” e que estão bem patentes em cada palmo daquele edifício, como, aliás, em cada fração destas ilhas.
Acrescente-se que o projeto valera já aos arquitetos uma nomeação para o prestigiado Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2015. Encontra-se igualmente na lista de finalistas do RIBA Award for International Excellence, um prémio internacional de arquitetura do Royal Institute of British Architects.
Assim, nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove um Voto de Congratulação ao Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas pela obtenção do Prémio FAD de Arquitetura 2016. Propõe igualmente que deste voto seja dado conhecimento à Direção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, bem como à Direção Regional da Cultura, à Câmara Municipal da Ribeira Grande e à Assembleia Municipal da Ribeira Grande.
Horta, sala das sessões, 15 de junho de 2016