O deputado à Assembleia da República, João Castro, salientou esta sexta-feira a importância das jornadas parlamentares como uma oportunidade de proporcionar aos deputados experiências que posteriormente poderão ser importantes “na resolução de problemas”.
A posição foi expressa à saída de uma reunião no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, na cidade da Horta, onde esteve o grupo de deputados que está de visita à ilha do Faial no âmbito das jornadas parlamentares que estão a decorrer no arquipélago dos Açores
“O grande objetivo é permitir que os deputados, pela vivência local e experiencial, possam confrontar este novo conhecimento com a sua experiência e no fundo caminhar no sentido de encontrar plataformas de entendimento para contributos que possam corresponder à resolução dos problemas que nos são colocados pela população”, afirmou João Castro.
Segundo o deputado socialista, no DOP foram levantadas várias questões importantes como “a salvaguarda e vigilância das áreas de pesca no mar envolvente à zona dos Açores, a mineralização, em que devemos ponderar no que estamos a ganhar e a abdicar ao realizar algo desta natureza, e o posicionamento que Portugal e os Açores podem ter no contexto internacional no âmbito do conhecimento científico, concretamente no que diz respeito ao mar profundo”.
“Foram ainda abordadas questões relacionadas com a relação entre os diferentes intervenientes nas zonas protegidas e nas zonas de proteção de pescas. Nesta área, os Açores têm as áreas marinhas protegidas que são um exemplo a nível internacional. A verdade é que para deputados que tenham zonas marinhas este pode ser um bom exemplo”.
Na passagem pelo Faial, as jornadas parlamentares contaram ainda com uma visita à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e visitas a empresas locais.