O Secretariado do Partido Socialista da Ilha Graciosa regozija-se pelos resultados obtidos na visita estatutária do Governo dos Açores a esta ilha.
Para além das visitas que cada membro do Governo fez às unidades orgânicas que tutelam é de registar as medidas tomadas em Conselho de Governo especificamente para a Graciosa.
Os apoios às instituições particulares de solidariedade social, quer para desenvolvimento de projetos, como o “Envelhecer com Dignidade” ou aumento do valor para a creche “O Balão”, quer a atribuição de apoio para recuperação de habitações da Junta de Freguesia de Guadalupe e da Junta de Freguesia de Santa Cruz, passando pelo apoio para o funcionamento do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género.
Releva-se também o apoio à Casa do Povo de Guadalupe para a reconstrução de parte da sua sede danificada por um incêndio, o início dos procedimentos para projetar diversas obras na rede viária regional e intervenções em diversos caminhos agrícolas.
Para além disso o Governo dos Açores inaugurou a RIAC em Guadalupe e assim completou a rede deste importante serviço com um posto por freguesia, situação única nos Açores.
Nas reuniões mantidas com os agricultores e pescadores o Governo ouviu as dificuldades por que passam e deu a conhecer as medidas que já tomou e que irá tomar de modo a minimizar os impactos negativos da crise nestes setores.
O PSD andou ausente nesta visita, mas de longe desferiu, mais uma vez, as críticas do costume para confundir as pessoas, mas, novamente, sem qualquer sentido.
O PSD, ao referir-se às dificuldades por que passam os pescadores Graciosenses devido à redução abrupta da quota goraz para metade, esqueceu-se de esclarecer que foi o Governo de Passos Coelho que negociou estes cortes com a União Europeia.
O PSD confunde projetos com obras adjudicadas. Sim, a obra da Barra já está adjudicada e vai ser uma realidade dentro de dias. A obra do Cais da Calheta também já foi adjudicada. O concurso para a construção do Matadouro também já está concluído, faltando apenas o visto do Tribunal de Contas. O Porto Afonso já tem o seu projeto pronto e vai ser lançada a empreitada para a sua recuperação, o mesmo acontecendo com a requalificação da muralha da Praia.
O PSD volta a falar nas Termas do Carapacho. Reconhecemos que essa foi uma obra que correu mal, sem dúvidas, mas exige-se a sua total recuperação para colocar aquela infraestrutura ao serviço dos Graciosenses e das pessoas que nos visitam. Infelizmente não foi só esta obra que correu mal. O Pavilhão Municipal, obra emblemática do PSD, além de ter custado o dobro do previsto já está a carecer de novas obras.
Enquanto o PSD se entretém a deitar abaixo, o Partido Socialista canaliza todos os seus esforços para dar trabalho aos que não têm emprego, a dotar de condições as habitações degradadas e a apoiar os que mais precisam. É este o nosso caminho.