José Contente apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO CONGRATULAÇÃO
Criada em 2002, a Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) constituiu-se como centro de formação, ao tempo dedicado à área laboratorial, da engenharia e da qualidade alimentar. Os sócios fundadores, que ainda se mantêm, são: a Região Autónoma dos Açores, o Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA), o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. (INETI), a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, a EDA – Eletricidade dos Açores, a Cimentaçor – Cimentos dos Açores e a Fábrica de Tabaco Micaelense. A partir de 2004, para além da área alimentar, a ENTA abrangeu outras dimensões de formação, como informática e gestão de redes informáticas, eletricidade e eletrónica, qualidade, ambiente e segurança e automação industrial. Em 2006, a ENTA foi certificada na qualidade pela APCER e é uma Academia Internacional CISCO, que promove os formandos com uma certificação reconhecida internacionalmente. Desde esta data, a ENTA dá também formação à distância com recursos próprios. Este ano de 2016 a ENTA tem uma população de 260 alunos em cursos de 2 ou 3 anos.
Depois de terem conquistado o 1ºlugar do concurso nacional CanSat 2016 realizado em Torres Vedras no passado mês de Abril, a equipa da ENTA que representou Portugal no concurso europeu CanSat 2016, voltou a ganhar o 1º lugar nesta competição europeia.
O CanSat é uma miniatura «satélite», concebido para caber no volume e forma de uma lata de refrigerante. Os componentes devem estar totalmente operacionais e devem incluir todos os subsistemas principais encontrados num satélite, como a energia, os sensores e um sistema de comunicações. O Cansat é então lançado até a uma altitude superior a 1000 metros por um foguete e sua missão começa. Realiza uma experiência científica e deve aterrar em segurança e ser localizável através de coordenadas geográficas por controlo remoto.
Entre 22 a 26 de junho passado, realizaram-se diversas provas em Torres Vedras deste concurso Europeu CanSat 2016, em que participaram uma centena de estudantes do ensino de nível secundário e seus professores coordenadores, representando 14 equipes de 14 diferentes estados membros da ESA (Alemanha, Checoslováquia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia). No culminar desta longa e árdua jornada, para este mundo escolar da exploração espacial, a equipa da ENTA (ENTA Sat2) ganhou o 1º prémio desta competição, atribuído por unanimidade por um júri europeu. Esta avaliação da equipa da ENTA valorizou uma cápsula inovadora projetada para segurar os componentes eletrónicos do CanSat, a mitigação do impacto no solo, otimizado e melhorado, a criação de um painel monitor e de registo, bem como o estudo da irradiação de luz solar através do potencial fotovoltaico obtido pela integração de sensores de luz.
Em 2016, Os Açores através da equipa da ENTA averbam, assim, mais duas vitórias (nacional e europeia) neste concurso, depois de em 2012, 2013 e 2015 a Escola Básica e Secundária de Santa Maria ter ganho a competição nacional, e, em 2012 e 2013 ter obtido o 3º e o 1º prémio, respetivamente, a nível europeu. Desde 2010 que o Departamento de Educação da ESA convida os alunos de nível secundário a participar no CanSat como competição europeia. Esta iniciativa da ESA procura inspirar os jovens a seguir uma carreira nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com o objetivo final de garantir a disponibilidade de uma força de trabalho altamente qualificada na indústria espacial do futuro. Daqui resulta também a importância deste projeto para a Região Autónoma dos Açores, em particular, pela possibilidade de serem criadas novas metodologias de ensino, designadamente, na resolução de problemas em contexto colaborativo e não-formal, como se proporciona no projeto educativo CanSat, ou ainda, na possibilidade desta iniciativa se estender e ser ampliada no ensino universitário açoriano, como já acontece em alguns países. A instalação em Santa Maria da Estação da Agência Espacial Europeia (ESA) promove, deste modo, a criação de um verdadeiro cluster espacial com impactos regionais positivos multivariados.
Ao sucesso deste projeto CanSat europeu 2016 ficam associados os alunos, João Chrystello, João Farias, Leandro Ponte e Ricardo Sousa, os Professores Coordenadores Duarte Cota, Paulo Martinho e André Rodrigues, bem como a Escola ENTA, na pessoa do seu Diretor, Dr. João Lima e o Governo dos Açores que apoiou as equipas concorrentes ao CanSat no quadro da promoção e divulgação científica e tecnológica e do ensino experimental das ciências na Região.
Assim e face ao exposto, nos termos estatutários e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que aprove um Voto de Congratulação pelo primeiro lugar europeu da equipa Açoriana ENTA SAT2 da Escola de Novas Tecnologias das Açores, que representou Portugal na competição europeia CanSat 2016.
Mais se propõe que deste voto, seja dado conhecimento a todas as escolas secundárias e profissionais dos Açores, à equipa da ENTA e à Direção desta escola, bem como aos respetivos professores coordenadores.