Lúcio Rodrigues apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
Pelos 25 anos do Clube Automóvel do Faial
A 11 de junho de 1991 foi constituído oficialmente o Clube Automóvel do Faial.
Paulo Raposo, Roberto Ponte, Fernando Nascimento, Jorge Silva, Bento Leonardo, Carlos Morais, José Fontes, Armando Castro, Eugénio Leal, Hildeberto Luís, João Peixoto, Manuel José Lemos e João Morais foram as treze figuras que deram o arranque a este clube que se dedica à promoção do desporto motorizado na ilha do Faial.
Ao longo destes 25 anos de atividades, tem cumprido a missão a que se propôs de “propiciar a promoção do desporto automóvel na ilha do Faial, em particular, mas com abrangência regional”.
O Clube Automóvel do Faial desenvolve, entre as suas atividades, a realização de ralis mas também tem procurado divulgar outras secções como Todo o Terreno, Clássicos e Arranques.
Mas a verdade é que tem sido com os ralis, sobretudo com o Ilha Azul, que o CAF tem dado mais provas da sua capacidade organizativa, sendo esta a sua prova rainha. O Clube foi criado quando o Rali Ilha Azul já ia para a sua terceira edição mas a partir da sua constituição tomou o comando desta prova, tendo desde essa altura desenvolvido um trabalho de sucesso, numa procura constante pela inovação e na atração de pilotos, quer sejam os naturais do Faial quer sejam outros que vêm do exterior.
Atualmente a diversidade de eventos organizados aumentou mas os objetivos primeiros mantêm-se.
O Clube Automóvel do Faial consegue assim dar um contributo à ilha do Faial não só com a realização de eventos mas também como agente que apoia a dinamização do tecido local e regional aquando da realização dos mesmos. Cada vez é mais indiscutível que provas como os ralis são importantes geradores de receitas nas diferentes ilhas dos Açores.
Neste momento, em que se celebram as Bodas de Prata deste clube, é altura de homenagear todos aqueles que se envolveram ao longo destes 25 anos com o CAF porque uma das marcas deste clube tem sido sempre o voluntariado. Não só das suas equipas diretivas mas também por todos aqueles que se envolvem nas provas e que são sempre na ordem das dezenas.
Comemorar os 25 anos deste clube é também ocasião para desejar que este se mantenha por muitos e longos anos com atividade regular. E a verdade é que nesta celebração, o CAF teve oportunidade de inaugurar a sua sede, no Centro Associativo Manuel Arriaga, depois de esta ter sido alvo de uma remodelação. Desta forma, garante-se melhores condições aos sócios do clube, aos pilotos e a todos os simpatizantes dos desportos motorizados.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um voto de congratulação pelos 25 anos do Clube Automóvel do Faial.
Mais propõe que deste Voto seja dado conhecimento ao Clube Automóvel do Faial e à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.