A candidatura do PS/Açores por São Jorge destacou, esta quarta-feira, a evolução positiva que se regista no setor da saúde da ilha, com o reforço dos serviços e cuidados prestados, e com as melhorias que serão efetuadas nos centros de saúde da ilha.
A posição foi defendida por André Rodrigues, cabeça de lista do PS pelo círculo de São Jorge, após uma visita à Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge.
“Nos últimos anos manteve-se na ilha os cuidados primários de saúde, através da estabilização do corpo médico, com o reforço do número de enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapia. Neste momento, todos os utentes de São Jorge tem acesso ao seu próprio médico de família”, sublinhou o candidato.
André Rodrigues recordou ainda que a reestruturação do Serviço Regional de Saúde (SRS) manteve os dois centros de saúde como avançados e a beneficiação que ambos vão sofrer garantirá “maior conforto, comodidade, qualidade e aumento dos serviços de saúde prestados aos jorgenses e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”.
Para o candidato socialista, após a redefinição da portaria das deslocações de especialistas às ilhas sem hospital, e pelos números apresentados pela USISJ, no ano de 2015 verificamos uma retoma da deslocação de especialistas a São Jorge, e os números do ano 2016 confirmam que os jorgenses voltaram a ter “uma boa acessibilidade às várias especialidades”, embora seja objetivo do Partido Socialista garantir no futuro o acesso a mais especialidades na ilha.
“A Saúde continuará a ser uma prioridade para o Partido Socialista, confiamos nos nossos profissionais de saúde e no SRS de saúde. Pretendemos que todo o sistema seja cada vez mais credível, sustentável e reconhecido por todos como um bom Serviço Regional, acessível a todos os utentes das nossas 9 ilhas dos Açores, e em particular aos Jorgenses”, concluiu o cabeça de lista André Rodrigues.