Domingos Cunha apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de saudação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Saudação
50.º Aniversário do Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense
O Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense foi fundado em 16 de julho de 1966, na Sociedade Recreio dos Artistas, da cidade de Angra do Heroísmo.
Celebrou, recentemente, 50 anos a cantar e a dançar com base numa ideia original da poetisa Maria Francisca Bettencourt, conhecida como Maria do Céu, e do músico Henrique Borba.
Em 1979 torna-se um grupo autónomo, e desde a sua fundação, prima por introduzir algumas mudanças no folclore que, até então, se fazia e cujas marcas estão nos cantares e coregrafias.
A par destas alterações o Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, em 1981, passa a usar trajes mais representativos dos estratos sociais do século XVIII e meados do século XX.
A 14 de outubro de 1986 o Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense constitui-se como associação, através de escritura pública assinada no Cartório Notarial de Angra do Heroísmo.
O Grupo é constituído, atualmente, por 12 pares de bailadores, três cantadores, cinco cantandeiras, cinco tocadores de “viola-da-terra” e cinco tocadores de “violão”.
Para além de ser um Grupo estável, um dos objetivos é captar e comprometer mais jovens que se interessem pelo folclore.
Ao longo da sua história, este Grupo gravou quatro discos de curta duração e um de longa duração, em vinil, e um CD com o título “Festa Redonda”.
Participou na rádio, na televisão e no filme “Adeus Pai”, de Luís Filipe Rocha, esteve presente em mais de uma centena de festivais de folclore na Região e no Continente, e já fizeram atuações em Espanha, França, Brasil, Canadá e Estados Unidos da América.
Dos eventos próprios do Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense destacamos a “Escola de violas”, os “Dia do Bodo” e “Noite da Alcatra”, eventos com a periodicidade bienal e alternadamente e o cortejo etnográfico sob o tema “O Espírito Santo”, para além dos vários eventos gastronómicos.
O Grupo é uma Instituição de Utilidade Pública reconhecida e declarada pelo Governo Regional dos Açores.
Em 2006, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural, e na cerimónia dos 482 anos da Cidade, no passado dia 21 de agosto atribuiu um Voto de Louvor, tendo em consideração o relevante papel cultural desenvolvido por este Grupo.
O Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense é o mais antigo grupo de folclore em atividade na ilha Terceira.
Pelo exposto, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária em setembro de 2016, a aprovação deste Voto de Saudação ao Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense pela comemoração dos seus 50 Anos.
Deste Voto deve ser dado conhecimento à Direção do Grupo, ao Senhor Secretário Regional da Educação e Cultura e à Direção Regional da Cultura.
Horta, Sala das Sessões, 7 de setembro de 2016