Benilde Oliveira apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de congratulação
Aos Bombeiros Voluntários dos Açores que partiram para a Madeira para prestarem apoio no combate aos incêndios que assolaram aquele Arquipélago no passado mês de Agosto
"Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo", disse Nelson Mandela.
No passado mês de Agosto, a ilha da Madeira foi violentamente fustigada por vários incêndios que afetaram sobretudo o Concelho do Funchal, onde pereceram vidas, advieram feridos graves e resultaram centenas de desalojados e deslocados, bem como prejuízos avultados em bens públicos e privados.
Perante esta catástrofe, o Governo Regional dos Açores manifestou prontamente a sua solidariedade e disponibilidade para prestar o auxílio que fosse entendido necessário ou adequado pelo Governo Regional da Madeira. Neste sentido, o Presidente do Governo dos Açores decidiu, a 10 de Agosto, enviar para a Madeira um total de 30 bombeiros das associações das ilhas de São Miguel e Terceira, bem como um inspetor do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
A esta iniciativa do Governo Regional, os bombeiros responderam com a prontidão que todos lhes reconhecemos e partiram rumo àquele arquipélago, coordenados pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores. Divididos em cinco equipas de seis elementos cada, trabalharam em articulação com a estrutura de comando da Proteção Civil madeirense.
Estes homens e mulheres extraordinários, capazes de dar a sua vida para salvar outras vidas, não esperando nada em troca, que tiveram como missão orientar, coordenar e fiscalizar as atividades exercidas pelos corpos de bombeiros, bem como todas as atividades de proteção e socorro à população, desempenharam no terreno, de forma coordenada e eficaz, um trabalho louvável com competência, diligência e zelo no combate às chamas e na segurança de pessoas e bens, merecendo os maiores louvores e agradecimentos por parte da Região Autónoma da Madeira, da Câmara Municipal do Funchal e dos madeirenses em geral.
Assim, esta Assembleia congratula os bombeiros açorianos que foram enviados para a Madeira em Agosto deste ano para prestarem apoio no combate aos incêndios que afetaram uma vasta área daquela ilha, bem como socorro e proteção da população.
Nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove um Voto de Congratulação aos bombeiros açorianos enviados para a Região Autónoma da Madeira aquando dos incêndios que recentemente assolaram aquele arquipélago.
Do presente voto deve ser dado conhecimento ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, à Secretaria Regional da Saúde, às Associações de Bombeiros das ilhas de São Miguel e Terceira, à Federação dos Bombeiros da Região Autónoma dos Açores e à Liga dos Bombeiros Portugueses.