O Grupo Parlamentar do PS/Açores reafirmou, esta sexta-feira, a opção do Governo dos Açores pela aquisição dos dois novos navios que irão servir as nove ilhas dos Açores através de uma “solução integrada e regional”.
A afirmação foi de Duarte Moreira na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, onde se debateu as ligações marítimas entre Santa Maria e São Miguel.
“A questão do transporte marítimo de mercadoria e passageiros tem de ser vista com responsabilidade. Temos de apresentar uma solução integrada e regional. E é isto que está previsto porque o Partido Socialista e os seus deputados querem sempre, como têm provado, a melhoria contínua das acessibilidades, como tem vindo a acontecer”, destacou Duarte Moreira.
Segundo o deputado mariense, os números, quer de mercadoria quer de passageiros, demonstram que nos cinco meses, em que há operação entre São Miguel e Santa Maria da responsabilidade da Atlânticoline, há uma concentração significativa de movimentos nos meses de julho e agosto.
“Esta maior procura coincide precisamente com o período em que já existe barcos da Atlânticoline a realizar três toques semanais, e em alguns períodos mais, o que já permite importantes transportes como o que aconteceu recentemente com o envio, em carga rodada, de cerca de 8 toneladas de meloa para São Miguel, antes de seguir para o continente”, explicou o parlamentar.
Duarte Moreira sublinha que não se pode esquecer o “compromisso do Governo Regional e os planos da Atlânticoline de adquirir dois novos navios para suprir as necessidades, não só de Santa Maria mas de todas as ilhas do arquipélago, porque o Partido Socialista defende a melhoria dos transportes e das acessibilidades nos Açores”.