Francisco César, pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, considerou que a Marca Açores, criada pelo executivo regional, permitiu que “os produtos açorianos passassem a ser mais valorizados”.
A posição foi defendida, esta sexta-feira, na ALRAA, onde foi aprovado o sistema de adesão e o regime contraordenacional da marca.
“É importante, no cenário em que nos encontramos onde os Açores estão na moda, são sucessivamente referenciados pela qualidade dos seus produtos e ganham prémios de qualidade e originalidade, que os Açores tenham esta marca que vai exatamente permitir que os consumidores possam referenciar a marca dos produtos dos Açores”, frisa o vice-presidente do GPPS.
Segundo Francisco César, a marca já abrange “mais de 1500 produtos da mais diversa qualidade e de todo o tipo, desde o ml, às queijadas e conservas e até o leite”.
“Esta marca tem critérios de qualidade estipulados e normalizados de forma a que os produtos deem uma garantia real aos consumidores da sua proveniência”, explica o deputado socialista, acrescentando que este trabalho passa, necessariamente, por um trabalho de parceria com os produtores açorianos.
Francisco César destaca ainda a campanha já anunciada pelo Governo dos Açores que colocará os produtos açorianos “nos 25 maiores hipermercados da Marca Continente, uma medida que apoiará os produtores, que durante os últimos anos viveram tempos difíceis devido à quebra do consumo, permitindo escoar os seus produtos, valorizados, com o selo e a marca criada pelo Governo dos Açores”.
“Este é um trabalho que está a ser realizado em conjunto com os nosso produtores e que já permitiu que no continente português nós possamos referenciar a marca dos Açores de os nossos produtos”, sintetizou Francisco César.